Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4477
acessibilidade
Title: Os problemas de comportamento das crianças nos centros de acolhimento temporário: um contributo para a compreensão da realidade portuguesa
Authors: Amaral, Inês Carvalhal Ferreira
Orientador: Martins, Paula Cristina Marques
Keywords: Crianças institucionalizadas
Centros de acolhimento temporário
Problemas de comportamento
Intervenção terapêutica
Institutionalized children
Short-time institutional care
Behavioral problems
Therapeutic intervention
Issue Date: 2010
Citation: AMARAL, Inês Carvalhal Ferreira - Os problemas de comportamento das crianças nos centros de acolhimento temporário: um contributo para a compreensão da realidade portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4477>.
Abstract: Em Portugal, a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo prevê o Acolhimento Institucional Especializado. Contudo, a maioria dos Centros de Acolhimento Temporário (CAT) e Lares de Infância e Juventude tem dificuldade em responder adequadamente às necessidades emocionais de crianças, nomeadamente, os problemas de comportamento, pois nem sempre apresenta estrutura e recursos técnico-profissionais para programar e implementar intervenções neste âmbito. A caracterização do universo de crianças em acolhimento institucional com problemas de comportamento pode contribuir para uma reflexão sobre sugestões de intervenção para estas crianças e respectivas famílias prevenindo, assim, acolhimentos disruptivos. Nesse sentido, o presente estudo foca-se na análise da prevalência de problemas de comportamento em crianças, com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos, que estejam inseridas em CATs no território nacional. Pretende-se, igualmente, identificar e caracterizar os tipos de respostas proporcionados pelos CAT para lidar com esta problemática. Para tal, foi elaborado um questionário e remetido para um grupo de CATs, previamente seleccionados. A análise dos resultados permitiu compreender mais aprofundadamente o perfil comportamental das crianças em acolhimento institucional temporário. A maioria dos CATs analisados acolhe crianças com expressões de problemas relacionadas com comportamento de oposição, de agressividade, anti-social e desviante. Alguns CATs referem não ter qualquer forma de intervenção específica para os problemas de comportamento mencionados. Neste estudo foi possível identificar as limitações das equipas que constituem os CATs inquiridos e enquadrar as suas principais necessidades. A concretização atempada e consistente dos projectos de vida das crianças constitui a principal preocupação destas equipas.
The Portuguese Act for the Protection of Children and Young People in Danger provide for Specialized Foster Institutions. Nevertheless, most Short-Term Institutional Care (STIC) and Residential Care for Children and Young People are unable to adequately meet the needs of children with emotional disturbances, namely with behaviour problems, since they seldom have resources and technical professionals to plan and implement interventions within that scope. The characterization of the universe of children with behaviour problems in foster care may contribute to the discussion about suggestions for intervention with these children and their families, and thus, preventing placement disruption. To that aim, the present study focuses on the analysis of the prevalence of behaviour problems in children, aged between six and 11 years, fostered by STIC in Portugal. This study also aims at identifying and characterizing the types of responses provided by STIC to deal with such problems. To that end, a survey was carried out to a group of previously selected foster care centres. The analysis of the results allowed to further understand the behavioural profile of children in STIC. Most inquired institutions foster children with symptoms related to oppositional, aggression, antisocial and deviant behaviour problems. Some institutions report not having any means of intervention regarding the above behaviour problems. In this study the limitations of the STIC's technical teams are identified and the context of their main needs is described. The consistent and timely delivery of the children life projects is the main concern of these teams.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4477
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
IAmaral-Tese_MPCPM_Problemas_Comp_CATs.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.