Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4428
Autoria: Luz, Alexandre
Orientação: Correia, Eduardo Baptista
Data: 2011
Título próprio: Marketing político, eleições autárquicas 2009 de Oeiras
Referência bibliográfica: Luz, A. (2011). Marketing político, eleições autárquicas 2009 de Oeiras [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4428
Palavras-chave: Marketing
Marketing político
Eleição
Campanha eleitoral
Political marketing
Election
Political campaign
Resumo: Esta dissertação pretende estudar o Marketing Político e a sua aplicação nas Autárquicas de 2009 em Oeiras. Assim, procurou-se clarificar o conceito de Marketing Político, bem como, apresentar a sua evolução e tendência actual. Procedeu-se também ao enquadramento social e político do país e do concelho, para cientes das especificidades destas eleições se poderem identificar processos e tendências do Marketing aplicados pelas diversas organizações políticas. Para este efeito, recorreu-se à análise de estudos de opinião realizados à população e a entrevistas aos directores de campanha de quatro grupos políticos envolvidos. Também foi entrevistado um candidato às eleições autárquicas de 2005 e um especialista na área dos estudos empíricos. Mediante a análise realizada entendeu-se que apesar de algum amadorismo, fruto de condicionalismos legais e financeiros, foram aplicados processos e princípios do Marketing à realidade política, sendo que os métodos e estratégias identificados se enquadram nos conceitos teóricos apresentados na primeira fase do trabalho. A força política vencedora, o IOMAF, é reconhecida como aquela que recorreu à mais eficiente e abrangente panóplia de instrumentos do marketing. Isto, e o facto de ter adoptado a estratégia mais orientada para o mercado político, em conformidade com a tendência actual desta vertente do Marketing, alicerçado à força das características positivas da sua Marca terá contribuído para o resultado final. Assim, considera-se que estão reunidas as condições para no futuro se definir um Processo de Marketing Político de âmbito local adaptado à realidade portuguesa.
This dissertation intends to study Political Marketing and its application in the 2009 municipal elections in Oeiras. So we sought to clarify the concept of Political Marketing as well as its present trends. We also established the social and political framework of the country and municipality so that aware of the specifics of these elections we would be allowed to identify the trends and processes implemented by the different political organizations. To this end, we resorted to analysis of quantitative and qualitative polls, and conducted interviews with the campaign managers of four political groups evolved. We also interviewed a candidate in the 2005 municipal elections and an expert in the field of empirical studies. Through the analysis it was realized that despite of some amateurish, due to legal and financial constraints, the principles and processes of Political Marketing were applied, at the same time the methods and strategies identified are within the theoretical concepts presented in the first phase of work. The winner, IOMAF, was recognized as the one that applied the most efficient and comprehensive range of marketing tools. This, and the fact that the strategy adopted was the most market-oriented, in accordance with the current trend in Political Marketing, based on the strength of the positive features of their brand contributed to the final result. Thus, it is considered that conditions are met so that in the future a Process of Political Marketing in local elections adapted to the Portuguese reality can be defined.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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