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http://hdl.handle.net/10071/4425
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Title: Educar (n)a Europa: contextos, recursos e percursos de escolarização
Authors: Martins, Susana da Cruz
Orientador: Costa, António Firmino da
Keywords: Processos de escolarização
Sistemas educativos
União Europeia
Schooling processes
Educational systems
European Union
Issue Date: 2010
Citation: MARTINS, Susana da Cruz - Educar (n)a Europa: contextos, recursos e percursos de escolarização [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2010. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4425>. ISBN 978-989-732-171-9.
Abstract: Os objectivos de análise que nortearam este trabalho prendem-se com o apuramento de factores explicativos sobre a variabilidade dos processos de escolarização em contextos internacionalmente alargados, como o da União Europeia, quer no que respeita à sua generalização (perspectivada em termos da certificação escolar) quer no que se refere à longevidade dos percursos escolares. Tal acontece num cenário de relativa mudança e convergência no quadro das políticas educativas e de sistemas educativos com morfologias diversas do ponto de vista institucional e organizacional. Reside, pois, nesta iniciativa de investigação a necessidade de aprofundar as dimensões e identificar os elementos implicados e relacionados com tais processos. Atendendo a preocupações teóricas e analíticas, construiu-se uma perspectiva comparada sobre processos de escolarização e configurações educacionais tendo por referência indicadores de tipo socioeducacional e político-institucional, problematizados por relação a unidades de análise nacionais e supranacionais.
The analytical goals that guided this study were to detect explanatory factors relating to the variability in educational processes in broad international contexts such as that of the European Union, not only with regard to how generalised it is (viewed in terms of academic certification) but also with regard to the length of the school careers included there. This takes place against a background of relative change and convergence in educational policy and educational systems with varying morphologies from the institutional and organisational standpoint. Inherent, then, in this research initiative is the need to carry out a deeper study of the dimensions and identify the elements involved in and related to these processes. In the light of theoretical and analytical concerns, a comparative perspective of schooling processes and educational configurations was constructed. As its points of reference it took socio-educational and politico-institutional indicators, problematised by reference to national and supranational units of analysis.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4425
ISBN: 978-989-732-171-9
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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