Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4346
Author(s): Campos, Ana Catarina Correia
Advisor: Pereira, Hélia Gonçalves
Date: 2011
Title: As extensões de marca: caso Dove Men+Care
Reference: CAMPOS, Ana Catarina Correia - As extensões de marca: caso Dove Men+Care [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4346>.
Keywords: Extensões de marca
Cuidado pessoal masculino
Estratégia
Inovação
Brand extension
Male personal care
Strategy
Innovation
Abstract: Este projecto tem como finalidade a elaboração de um caso pedagógico sobre o tema das extensões de marca, nomeadamente quais as implicações que este tipo de opção estratégica pode trazer para a empresa, e quais os requisitos e considerações que esta deve ponderar antes de enveredar por esta opção. Neste âmbito, o caso aplica-se à realidade de uma empresa multinacional, a Unilever, e a uma indústria em expansão e alvo de grande competitividade, a da beleza e cuidado pessoal para Homem. O mercado de grande consumo masculino tem sofrido grandes evoluções ao longo dos últimos anos, e é hoje em dia um tema alto na agenda das empresas de cuidado pessoal. Os Homens estão cada vez mais preocupados com sua aparência, e as empresas que já eram especialistas no cuidado pessoal feminino e unissexo, procuram agora trazer ao mercado propostas de valor adequadas a este novo segmento que está a emergir, de acordo com o seu perfil e características. Foi isso que aconteceu com a Unilever, através da marca Dove, que perante este cenário no Mercado, lançou em 2010 uma extensão direccionada ao segmento masculino, Dove Men+Care. O caso exige a reflexão sobre os principais desafios apresentados às empresas que actuam nesta indústria, em particular a Unilever, e constitui um instrumento útil também na aprendizagem sobre o tema das extensões de marca. Espera-se que os alunos se enquadrem nesta temática com a leitura e análise dos dados, e à luz dos mesmos consigam retirar conclusões e propor estratégias que aumentem a posição competitiva da marca no Mercado.
The objective of this project is to put together a case study about brand extensions, exploring what are the implications that this kind of strategy can bring to the company, and what are the requisites and considerations that should be considered before choosing this option. In this area, the case applies to the reality of a multinational company, Unilever, and to an industry that is in expansion and has a great competitiveness, that is personal care for Men. The male mass market has suffered big evolutions over the years, and nowadays has become a priority for personal care companies. Men are more concerned about their appearance, and companies that were already in the personal care industry for woman and unisex, are now focusing in create products for this new segment that has emerged, accordingly to their profile and characteristics. That‟s what happened with Unilever, through Dove brand, that against this background in the Market, decided to launch in 2010 an extension targeted to the male segment, Dove Men+Care. This case requires a reflection about the main challenges faced by Companies that work in this industry, particularly Unilever, and aims to be an useful and practical tool in learning about the topic of brand extensions. The aim is for students to learn more about this theme and, through the reading and analysis of the data, be able to withdraw conclusions and propose strategies that improve the company‟s performance on the market.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Extensões de Marca - Caso DOVE MEN+CARE.pdf
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