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http://hdl.handle.net/10071/4335
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Title: Vivo´s Valuation
Authors: Silva, Tiago Alexandre Adão
Orientador: Inácio, Pedro Leite
Keywords: Vivo
Telecommunications
Discounted cash flow
Multiples
Issue Date: 2011
Citation: SILVA, Tiago Alexandre Adão - Vivo´s Valuation [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4335>.
Abstract: A compra da empresa Vivo, por parte da Telefonica foi um dos eventos económicos e financeiros mais importantes do ano de 2010. Neste negócio, a empresa Espanhola Telefonica comprou 29.71% da operadora telefonica móvel brasileira Vivo à empresa portuguesa Portugal Telecom, por 7.5 biliões de EUR. Assim este trabalho consiste na avaliação da empresa Vivo. Para se proceder à avaliação da Vivo foram utilizados dois métodos, a avaliação através do “Discounted Cash Flow” e através de Múltiplos. A aplicação destes dois métodos implicou a análise da performance histórica da empresa, da performance de algumas empresas comparáveis e das previsões para o mercado brasileiro. Através do DCF chegou-se a um valor de 77633.21 milhões de BRL como valor da Vivo, que resulta das previsões de cash flows para um período de 10 anos e do valor de continuidade. Na análise por Múltiplos chegou-se a um valor de 54323.94 milhões de BRL através do Multiplo , utilizando o valor do EBITDA referente ao décimo período das previsões. Entre os outros Múltiplos analisádos o que apresentou valores mais próximos com os do DCF foi o com um valor de 80726.13 milhões de BRL para o “Enterprise Value”. Procurando comparar os valores a que se chegaram, com o valor de compra da Vivo, verifica-se que a Telefonica comprou 29.71% da Vivo por 7.5 Biliões de EUR. Os 77633.21 milhões de BRL à taxa de cambio de 31 de dezembro equivale a 35 Biliões de EUR. Os respectivos 29.71% valem assim 10.4 Biliões de EUR, podendo-se concluir que a Telefonica conseguiu comprar a Vivo por um valor mais baixo do que o expectável, segundo a avaliação realizada neste trabalho.
The purchase of Vivo by Telefonica was one of the main economical and financial events of 2010. In this deal, Telefonica, a Spanish company, purchased 29.71% shares of Vivo, a Brazilian mobile telecommunication company. The shares were sold by PT that received in exchange 7.5 billions of EUR. So this work consists in valuing Vivo. The valuation of Vivo was made by the use of two methods, DCF valuation and Multiples. The application of these two methods involved the analysis of the historical performance of the company, the performance of some comparable companies and the forecasts for the Brazilian market. Through the DCF valuation we arrive at a value of 77633.21 millions of BRL, which results from the forecasts of cash flows for a period of ten years plus the continuing value. In the valuation by Multiples we arrive to a value of 54323.94 millions of BRL through the Multiple , using the value of EBITDA referred to the tenth year of the explicit forecast period. Among the Multiples analyzed, the multiple which show a value closer to the results of DCF was the with a value of 80726.13 millions of BRL for the enterprise value. As mentioned, Telefonica purchased 29.71% shares of Vivo by 7.5 billions of EUR. The 77633.21 millions of BRL at the exchange rate of December 31 are equivalent to 35 billion of BRL. So the 29.71% worth 10.4 billion of EUR, from which we conclude that Telefonica purchase Vivo by a lower value than the value expected for the company, according to the valuation performed in this work.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4335
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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