Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4294
Autoria: Soares, Humberto Manuel Gomes
Orientação: Falcão, Pedro Fontes
Data: 2011
Título próprio: Aplicação a uma empresa de retalho de aparelhos auditivos do processo de gestão estratégica das organizações e criação de um balanced scorecard
Referência bibliográfica: Soares, H. M. G.(2011). Aplicação a uma empresa de retalho de aparelhos auditivos do processo de gestão estratégica das organizações e criação de um balanced scorecard [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/4294
Palavras-chave: Gestão estratégica
Desenvolvimento organizacional
Auditoria estratégica
Balanced Scorecard
Strategic management
Organizational development
Strategic audit
Resumo: Nos dias de hoje, as mutações profundas que se verificam no meio envolvente das organizações recomendam uma reflexão cuidadosa do caminho a seguir em termos estratégicos. O conhecimento teórico desenvolvido, ao longo dos anos, por reputados estudiosos na área da gestão estratégica permitiu desenvolver metodologias que podem auxiliar os gestores a procurar antecipar as ameaças e oportunidades que o meio envolvente suscita e, principalmente, criar nas respectivas organizações, as condições que lhes permitam tirar o melhor partido das oportunidades e ameaças que este lhes trará. Este não é, contudo, um processo linear e segmentado com total correspondência entre as estratégias intencionadas e as estratégias realizadas. Pelo contrário, o processo de formulação e implementação de estratégias é um processo dinâmico, sem princípio nem fim, em que as estratégias vão sendo ajustadas, em função das alterações do meio envolvente em que as organizações desenvolvem a sua actividade. Assim, a gestão estratégica deve ser entendida como processo contínuo e dinâmico de planeamento, organização, liderança e controlo, através do qual as organizações determinam “onde estão”, para “onde querem ir” e “como é que lá irão chegar”. Mais recentemente, têm sido desenvolvidas novas abordagens, com uma visão mais global e integrada da organização, as quais se caracterizam pela procura de soluções mais amplas para os desafios da competitividade organizacional, nomeadamente o Balanced Scorecard, sistema de gestão que se encontra especialmente vocacionado para assegurar a execução da estratégia. O presente trabalho procurou absorver algum desse conhecimento sobre como as organizações devem estabelecer vantagens competitivas sobre os seus concorrentes, e vem apresentar algumas propostas para a sua aplicação prática.
Today, the profound changes taking place in organizations environment recommend careful consideration of the way forward in strategic terms. The theoretical knowledge developed over the years by reputable scholars in the field of strategic management allowed to develop methodologies that can assist managers to seek to anticipate threats and opportunities that the environment poses, and especially to create in their organizations the conditions that enable them to take full advantage of the opportunities and threats that this will bring them. This is not, however, a linear and segmented process with complete correspondence between the strategies planned and the strategies implemented. Rather, the process of formulating and implementing strategies is a dynamic process, without beginning or end, in which strategies are being adjusted based on changes of the environment in which organizations conduct business. Thus, strategic management must be understood as continuous and dynamic process of planning, organizing, leading, and controlling, through which organizations determine “where they are” for “where to go” and “how will they get there”. More recently, new approaches have been developed, with a more comprehensive and integrated vision of organization, which are characterized by the search for broader solutions to the challenges of organizational competitiveness, namely the Balanced Scorecard management system which is especially devoted to ensure the strategy implementation. This study sought to absorb some of that knowledge about how organizations should establish a competitive advantage over their competitors, and hereby presents some proposals for implementing it.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_humberto_gomes_soares.pdf
  Restricted Access
5,93 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.