Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4293
Autoria: Correia, Jorge Filipe Almeida
Orientação: Costa, Anabela
Simões, Ana Maria
Data: 2011
Título próprio: A decision support tool for retail product assortment
Referência bibliográfica: Correia, J. F. A.(2011). A decision support tool for retail product assortment [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4293
Palavras-chave: Gama de produtos
Gestão de categoria
Simulação
Programação não linear inteira mista
Product assortment
Category management
Simulation
Mixed integer nonlinear programming
Resumo: A gestão de uma gama de produtos é uma das áreas mais importantes para o retalho e para os gestores de categoria. A criação de uma gama de produtos exige a análise de um vasto número de artigos e variáveis. Daqui resulta a necessidade de criar uma ferramenta informática que auxilie o gestor na criação de gamas de produtos. Assim, foi desenvolvido um modelo de simulação com base num problema de programação não linear inteira mista, cuja resolução, recorrendo ao software Solver, conduz a uma proposta para a gama de produtos. Este modelo foi aplicado numa grande rede de retalho em Portugal. As principais variáveis do modelo são as vendas, o lucro e as dimensões dos artigos e das lojas. Adicionalmente o modelo utiliza a segmentação de clientes para poder direccionar a gama para um ou vários segmentos e utiliza o parâmetro de substituição de procura para produzir uma solução mais realista. Em termos gerais a ferramenta produz uma solução admissível em menos de dois minutos e os resultados obtidos, comparando com os da solução actualmente adoptada, revelam uma melhoria significativa na performance do lucro da categoria mantendo os níveis de vendas. A discrepância entre resultados é tanto maior quanto maior o número de hipóteses de gamas, o qual aumenta à medida que o espaço disponível nas prateleiras diminui. Uma vez que o aumento do número de gamas conduz a um acréscimo de possibilidades para o gestor analisar, a probabilidade da solução produzida não ser óptima tem tendência a aumentar.
The assortment planning is one of the most important areas for retail and for category managers. The creation of a single assortment requires the analysis of an enormous amount of variables and products. Therefore there is a need to create an informatics tool to assist managers in the creation of product assortments. In this sense, it was developed a simulation model based on a mixed integer nonlinear programming problem that with the help of software Solver can produce a proposal to the product assortment. This model was applied at a big retailer network in Portugal. The principal model variables are the sales, the profit and product and store dimensions. Additionally the model uses the customer segmentation to be able to direct the assortment, and also uses the demand substitution parameter in order to produce a more realistic solution. In general terms the tool produces a feasible solution within two minutes, and the results compared with the currently adopted solution, show a significant improvement in profit performance category, while maintaining the sales levels. The discrepancy between results is greater the larger the number of assortment possibilities, which increases as the available space on the shelves decreases. Since the increase in the number of assortments leads to an increase in possibilities that the manager needs to analyze, the probability that the solution produced is not the optimum tends to augment.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jorge_almeida_correia.pdf
  Restricted Access
1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.