Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4264
Autoria: | Ferreira, Nuno |
Data: | 2012 |
Título próprio: | O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
Título e número da coleção: | CIES e-Working Paper nº131/2012 |
ISSN: | 1647-0893 |
Palavras-chave: | Metodologias de Investigação Observação em Sala de Aula Sociedade em Rede Research Methodologies Classroom Ethnography Network Society |
Resumo: | A relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise
sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em
rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de
comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de
reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria
relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de
alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala
de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune. The relevance of some phenomena attributable, at a first glance, to the impact of new ICT in society and everyday life of social actors has allowed extending sociological analysis beyond more evident processes and circumstances of the network society. Since the incidence of such events intersect with ways to communicate and information access, it is not unreasonable to contemplate the possibility of a reconfiguration in the context of education, including classroom environment and pedagogical relationship. Thus, the aim proposed here is briefly revisiting some theoretical and methodological contributions of classroom observation and also propose a model adapted to the contingencies inherent to the dynamics of a network society, to which school life is not immune. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-WP - Working papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIES_WP131__Ferreira_.pdf | 352,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.