Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4254
acessibilidade
Title: Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
Authors: Alves, Mariana Gaio
Alves, Natália
Chaves, Miguel
Keywords: Ensino superior
Inserção profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Políticas educativas
Higher education
Professional insertion
Lifelong learning
Education policies
Enseignement supérieur
Insertion professionnel
Apprentissage tout au long de la vie
Politiques éducatives
Enseñanza superior
Inserción profesional
Aprendizaje a lo largo de la vida
Políticas educativas
Issue Date: 2012
Publisher: Editora Mundos Sociais/CIES-IUL
Abstract: O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.
The article is organised around a central question: in the current scenario in which the processes through which graduates achieve professional insertion are increasingly complex and uncertain, to what extent are the choices they make over the course of their academic trajectory influenced by reasons and considerations linked to their (future) occupation? In an initial section, the authors explain this question and the grounds for it in the light of the challenges facing higher education today. They then go on to present empiric data from a systematisation of various studies on the professional insertion of graduates that were carried out between 2000 and 2010.
Cet article tourne autour d’une question centrale: dans le contexte actuel où l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur est de plus en plus complexe et incertaine, dans quelle mesure les choix des diplômés au long de leur parcours universitaire sont-ils influencés par des raisons et des considérations liées à leur (future) activité professionnelle? Dans la première partie, cette interrogation est abordée eu égard aux défis actuels auxquels l’enseignement supérieur doit faire face, tandis que la seconde partie présente des données empiriques provenant d’une systématisation de plusieurs études sur l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur menées entre 2000 et 2010.
El artículo se organiza en torno de una cuestión central: en el escenario actual en que los procesos de inserción profesional de diplomantes de la enseñanza superior son cada vez más complejos e inciertos, ¿en qué medida las elecciones de los diplomantes a lo largo de su trayectoria académica son influenciadas por razones y consideraciones ligadas a su (futura) actividad profesional? En la primera parte, esta interrogación está fundamentada y formulada teniendo en cuenta los desafíos que hoy se prenden a la enseñanza superior. Por otro lado, en la segunda parte se presentan datos empíricos provenientes de una sistematización de varios estudios sobre inserción profesional de diplomantes de enseñanza superior realizados entre 2000 y 2010.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/4254
ISSN: 0873-6529
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
n69a07.pdf426.83 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.