Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4225
Autoria: Wieler, Sven
Orientação: Trigo, Virgínia
Data: 2011
Título próprio: Market conditions within the chemical industry: An examination of the market potential of acrylonitrile butadiene rubber
Referência bibliográfica: Wieler, S.(2011). Market conditions within the chemical industry: An examination of the market potential of acrylonitrile butadiene rubber [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4225
Palavras-chave: Borracha sintética
Análise de mercado
Análise de portefólio de produtos
Estratégia de mercado
Synthetic rubber
Market analysis
Product portfolio analysis
Market strategy
Resumo: No seu começo, a indústria da borracha começou por contar apenas com a borracha natural para produzir bens com fins variados, desde produtos para o lar como produtos industriais. A borracha sintética, inventada em 1909, veio substituir a borracha de origem natural em vários campos de utilização. A aplicação deste tipo de borracha também está presente num vasto largo de produtos, estando presente em auto-estradas assim como num consultório médico. Um segmento da borracha sintética é representado pelo mercado acrylonitrile-butadiene (NBR). A NBR é muitas vezes considerada o elemento laborioso da indústria de produção de borracha com fim industrial e para a indústria automóvel. Esta dissertação investiga a posição competitiva do portefólio de produtos de uma empresa relativamente à atractividade do mercado quanto a um campo específico no mercado de NBR. No curso desta análise, os diferentes segmentos de mercado estão definidos assim como a envolvente externa, incluindo a estrutura dos segmentos definidos e fornecedores a competir neste mercado, são analisados. Adicionalmente, as condições internas da empresa e o seu portefólio de produtos também serão alvo de investigação. A conclusão gerada por esta análise representa a base para a proposta de estratégia de mercado.
In earlier days the rubber industry relied solely on natural rubber to produce goods with a widespread range from household to industrial products. Since synthetic rubber was innovated in 1909 is subsequently substituted natural rubber in many fields of application. Synthetic rubber products are used in widespread application areas ranging from the highway to the doctor’s office. One segment of synthetic rubber is represented by the acrylonitrile-butadiene (NBR) market. NBR is commonly considered the workhorse of the industrial and automotive rubber product industries. This dissertation investigates the competitive position of a firm’s product portfolio with regard to the overall market attractiveness of one special field in the NBR market. In the course of this analysis the different market segments are defined and the external environment, including the structure of the defined segments and suppliers competing in this market are examined. Further the situations of the firm’s internal conditions and its product portfolio are investigated. The conclusion derived from this analysis represent the basis upon a market strategy is proposed.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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