Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4198
Autoria: Santos, Maria de Fátima Ribeiro dos
Orientação: Rodrigues, Miguel
Data: 2011
Título próprio: S Lisboa : gastronomia e restauração
Referência bibliográfica: Santos, M. F. R. (2011). S Lisboa : gastronomia e restauração [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4198
Palavras-chave: Restaurantes
Gastronomia
Lisboa
Turismo
Restaurants
Gastronomy
Lisbon
Tourism
Resumo: Este projecto apresenta um plano de negócio inovador na área da restauração e foi desenvolvido na sequência do Mestrado em Marketing realizado no ISCTE-IUL em 2009/2010, para que o seu promotor pudesse obter o grau de mestre em Marketing. Tem como objectivos identificar quais os factores críticos de sucesso e apurar os requisitos necessários para a implementação de um negócio de restauração em Lisboa, levando em conta as actuais tendências de consumo, bem como os actuais constrangimentos económicos e de financiamento que se colocam à actividade, visto ser pretendido desenvolver um projecto inovador e rentável. O conceito deve englobar a criação de uma marca forte e puder ser expandido geograficamente, incorporando valores de gastronomia tradicional e sustentabilidade em articulação com ambientes informais e modernos. A metodologia seguida foi a de analisar a viabilidade deste tipo de projecto nas suas várias dimensões: numa 1ª fase foi estudado o enquadramento político, económico e social de Portugal e numa 2ª fase foi analisado o mercado, os seus diferentes actores, e as várias tendências deste tipo de negócio. Numa 3ª fase foi empreendida uma análise interna e a definição de objectivos e de políticas de funcionamento. Apurados os requisitos necessários para a implementação do projecto, foi desenvolvida numa 4ª fase uma análise da sua viabilidade económico-financeira.
This project presents a plan for an innovative business in the food services market and was developed after the frequency of a Master in Marketing in ISCTE-IUL, in 2009/2010, so that its promoter could get the degree of master in Marketing. The mission of this business plan is to identify critical points to succeed, and evaluate the needed requirements to implement a restaurant business in Lisbon, keeping in mind consumer and restaurant business trends as also the Portuguese actual economical and financial constraints. The target behind was to develop a profitable and innovative project for the retail restaurant services industry. We intended to develop a kind of concept than integrates both traditional gastronomy and sustainability values and modern and informal spaces connected with the existence of a strong brand of easy geographical expansion. The followed methodology was to analyze the viability of this type of project in its different dimensions: on a fist stage we had studied the politician, economic and social framing of Portugal and Lisbon. On a second stage, we have analyzed the market, its different players, as well as the trends for this type of business, selecting the critical success points for succeed in the activity. An internal skills analysis, as well as the definition of goals and policies was developed on the third stage. After stated the necessary requirements for the implementation, an analysis of the economic and financial viability was developed in the fourth stage, in order to take the needed decisions about the project.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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