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http://hdl.handle.net/10071/4052
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Title: Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
Authors: Lourenço, Nuno Miguel Antunes
Orientador: Fernandes, Alexandra
Keywords: Tecnologias da informação
Transformação
ITIL
Lean
Information technology
Transformation
Issue Date: 2011
Citation: LOURENÇO, Nuno Miguel Antunes - Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4052>.
Abstract: Relativamente à Indústria de Tecnologias de Informação existe actualmente um conjunto de boas práticas e normas de regulação acessíveis e reconhecidas em todo o mundo, que ajudam a definir e montar uma estrutura eficaz para entregar aos clientes os serviços que eles esperam, quando esperam, garantindo segurança da informação, confidencialidade e fiabilidade dos processos implementados. Neste trabalho será analisado o processo de transformação numa área de fornecimento de serviços TI, através da adopção da FrameWork ITIL usada em conjunto com a framework CobiT e da norma ISO/IEC 27002. Será possível verificar que esta implementação poderá ser em grande medida eficaz e também eficiente, no entanto, será igualmente possível evidenciar que continua a existir espaço para uma melhoria adicional através da implementação do Pensamento e a Metodologia Lean. Pretende-se demonstrar com este trabalho, que uma Área Fornecimento de Serviços TI tem vantagem em proceder a uma transformação que a alinhe com o negócio, usando as boas práticas e metodologias que existem disponíveis e implementar a metodologia Lean para manter o bom funcionamento e procurar obter melhorias, com o objectivo de ser mais eficiente na criação de valor para os diferentes Stakeholders e no cumprimento dos requisitos, cada vez mais exigentes, das diversas entidades reguladoras. Para terminar será apresentado um plano macro representando uma proposta de implementação da referida transformação.
Related with IT industry there are currently a set of best practices, tools and regulatory rules that helps when is need to define and mount one structure efficient to deliver to customers what they expect when they expect, ensuring information security, confidentiality and reliability of implemented processes. This work will analyze the transformation process in one IT service delivery area, through the adoption of ITIL Framework used in conjunction with CobiT framework and ISO/IEC 27002 standard. It will be possible to verify that this implementation will be already largely effective and efficient, however, will also be possible to verify that there is still room for further improvement through the thought and Lean methodology implementation. Is Intended to demonstrate with this work that one area that provide IT services has benefits in making one transformation that aligns it with business, using best practices and methodologies that are available and in implementing Lean Methodology to archive improvements, in order to became more efficient when create value for its different stakeholders and meeting the requirements, more and more demanding, from the various regulatory entities. To finish, a macro plan representing one proposal of transformation implementation will be presented.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4052
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Transformacao_TI_Lean_2011_05_31.pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


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