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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4024
acessibilidade
Title: A eficiência do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, de nível secundário
Authors: Martins, Cátia Filipa da Costa
Orientador: Duarte, Henrique
Keywords: Eficiência
Reconhecimento
Competências
Auto-eficácia
Efficiency
Recognition
Competencies
Self-efficacy
Issue Date: 2011
Citation: MARTINS, Cátia Filipa da Costa - A eficiência do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, de nível secundário [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4024>.
Abstract: A Eficiência é um indicador fundamental para medir o desempenho dos Centros Novas Oportunidades (Gomes e Simões, 2007). O Centro Novas Oportunidades W, ao realizar um projeto de parceria, deparou-se com um problema de eficiência no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de Nível Secundário (RVCCNS), uma vez que, ao contrário do que estava previsto, só uma minoria dos adultos que iniciou o processo, em 2010, concluiu o seu processo em menos de sete meses. Esta investigação tem como principais objectivos: encontrar as causas que levam os candidatos, em particular os que se encontram empregados, a alongar a permanência no processo; e propor medidas para incrementar o nível de eficiência dos processos RVCC-NS. Para cumprir o primeiro objectivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, e aplicou-se um inquérito por questionário a 61 candidatos que participaram no projeto de itinerância. Adicionalmente, através da observação participante e da técnica Stream Analysis, foram sistematizados os principais constrangimentos percepcionados pela equipa técnicopedagógica, que contribuem para a pouca eficiência do processo RVCC-NS. Para cumprir o segundo objectivo, foram propostas quatro medidas: a criação de um manual de utilização dos referenciais de competências-chave, de nível secundário; a organização de oficinas de formação que permitam desenvolver competências essenciais, entre as quais, as de aprender a aprender; a definição de critérios de actuação em caso de faltas e/ou do incumprimento de prazos de entrega das autobiografias; a reorganização dos grupos que estão activos, de acordo com as expetativas de conclusão dos candidatos.
Efficiency is an essential indicator to measure the performance of Centros Novas Oportunidades (Gomes and Simões, 2007). The Centro Novas Oportunidades W, when carrying through a partnership project, was come across with a problem of efficiency in the process of Recognition, Validation and Certification of Competencies, of Secondary Level (RVCC-NS). Against what it was foreseen, only a minority of the adults that initiated the process, in 2010, concluded it, in less than seven months. The main goals of this study are: to find the causes that take the candidates, in particular the ones who are employed, to remain a long time “in process”; and to establish action plans to develop the level of efficiency of processes RVCC-NS. To fulfill the first goal, was made a bibliographical research, and was applied an inquiry, for questionnaire, through 61 candidates, who had participated in the partnership project. In addition, through the participant observation and through the Stream Analysis technique, the main constraints considered by the team of the Centre, had been systemized. To accomplish the second goal, four plans of action had been proposed: the creation of a manual to facilitate the practice of the Key-Competencies referential, of secondary level; the organization of training workshops, which allow the development of essential Competencies, among them, the ability to learn how to learn; the definition of norms in case the candidates miss the sessions of recognition, or in case of biography delivery delays; the reorganization of the active groups, in accordance with the candidates conclusion expectancies.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4024
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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