Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4000
Autoria: Marques, Tânia Sofia Madeira
Orientação: Jerónimo, Rita
Soeiro, Cristina
Data: 2010
Título próprio: Falsas memórias em crianças: documento de apoio para os inspectores da Polícia Judiciária
Referência bibliográfica: MARQUES, Tânia Sofia Madeira - Falsas memórias em crianças: documento de apoio para os inspectores da Polícia Judiciária [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4000>.
Palavras-chave: Falsas memórias
Crianças
Entrevista cognitiva
Abuso sexual
False memories
Children’s
Cognitive interview
Sexual abuse
Resumo: Em situações de abuso sexual, o testemunho da vítima consiste no principal e fundamental meio de prova. Neste sentido, torna-se importante perceber quais os factores que podem promover ou prejudicar a qualidade de um relato, ou seja, se os factos relatados correspondem efectivamente à realidade experienciada. O presente trabalho foca-se na questão das Falsas Memórias no contexto de testemunhos de situações emocionalmente traumáticas e tem por objectivo, compreender quais os factores que podem promover as distorções de memória, bem como explorar as técnicas que poderão minimizar a ocorrência dessas distorções. As técnicas de entrevista utilizadas constituem um dos factores que mais influenciam a qualidade do relato, especialmente com crianças. Desta forma, o objectivo específico do presente trabalho consiste em elaborar um documento que sirva de apoio aos inspectores da Polícia Judiciária na condução das entrevistas a crianças vítimas de abuso sexual, de forma a evitar falsas memórias. Para o desenvolvimento deste projecto foi utilizada uma metodologia qualitativa e, como instrumento, a entrevista semi-estruturada realizada junto de Inspectores da Polícia Judiciária. A análise de conteúdo das entrevistas permitiu colocar em evidência factores considerados fundamentais para o sucesso da entrevista. Foram ainda analisados manuais internacionais que permitiram compilar um conjunto de recomendações e técnicas de apoio à entrevista a crianças vítimas de abuso sexual. Na discussão serão feitas sugestões relativas às estratégias mais adequadas na condução das entrevistas de forma a evitar a produção de falsas memórias nas crianças.
In cases of sexual abuse the testimony of the victim is the main and fundamental means of evidence. It is therefore fundamental to understand the factors involved that could improve or impair the quality of a testimony, ensuring that the reported facts actually correspond to the experienced reality. This work focuses the issue of False Memories, in the context of emotionally traumatic situations, and its goal is to understand which factors may promote the occurrence of memory distortions, as well as to explore techniques that may minimize the occurrence of such distortions. The techniques used during the interview are one of the most influencing factors in the quality of the report, especially with children. Therefore, the specific purpose of this work is to propose a document that may support the police inspectors in conducting interviews to children victim of sexual abuse, in order to avoid false memories. For the development of this project it was adopted a qualitative methodology and, as instrument, the semi-structured interview conducted with police inspectors. The content analysis to the interviews allowed to reveal the factor considered fundamental for the success of the interview. Analyses of international manuals were also conducted and which allowed collecting a set of recommendations and of suggested techniques for conducting interview with children victim of sexual abuse. In the discussion section are advanced a set of suggestions regarding the most suited strategies in conducting interviews, in order to avoiding the induction of false memories in children.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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