Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3936
Author(s): Afonso, Célia Alexandra
Advisor: Duarte, Henrique Manuel Caetano
Date: 2011
Title: Socialização e cultura organizacional: “O que é ser Jerónimo Martins”
Reference: Afonso, C. A. (2011). Socialização e cultura organizacional: “O que é ser Jerónimo Martins” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3936
Keywords: Tácticas de socialização
Ajustamento pessoa-organização
Cultura organizacional -- Organizational culture
Valores organizacionais
Identificação organizacional -- Organizational identity
Socialization tactics
Personal-organization adjustment
Organizational values
Comprometimento organizacional -- Organizational commitment
Abstract: O Processo de Socialização Organizacional é entendido como um meio privilegiado, para transmitir os Valores e a Cultura aos Recém-chegados a uma Organização. Considerando esta realidade, Jerónimo Martins desenvolveu um Processo de Acolhimento e Integração, sendo o objectivo deste Projecto, a análise e avaliação do impacto desta medida na transmissão da Cultura, e na retenção dos novos Colaboradores no Grupo. A metodologia utilizada para determinar a Cultura, as Tácticas de Socialização e os seus efeitos, incidiu na aplicação de um questionário de opinião pessoal aos actuais Colaboradores de Jerónimo Martins. A análise dos resultados permite concluir que, Jerónimo Martins detém uma Cultura de Objectivos e Inovação, transmitida com recurso a um conjunto de Tácticas de Socialização Institucionalizadas. A aplicação destas Tácticas produz elevados níveis de Identificação e Commitment. Do estudo, verifica-se que o Programa de Acolhimento e Integração de Jerónimo Martins se encontra a surtir efeitos positivos, carecendo apenas de alguns pontos de melhoria, tais como promover a componente social em detrimento da formal.
The process of organizational socialization is understood as a privileged means for transmitting values and culture to newcomers to an organization. Given this reality, Jerónimo Martins has developed a process of reception and integration, with the aim of this project, analysis and evaluation of the impact of this measure in the transmission of culture, and retention of new employees in the Group. The methodology used to determine the Culture, the Socialization Tactics and their effects, focused on application of a questionnaire of personal opinion, to the current employees of Jerónimo Martins. The results suggest that, Jerónimo Martins has a culture of innovation and objectives transmitted by using a set of Institutionalized Socialization Tactics. The application of these Tactics, produce high levels of Identification and Commitment. The study concluded that the Program for Reception and Integration of Jerónimo Martins is having positive effects, lacking only a few points of improvement, such as promoting the social component as opposed to formal.
Degree: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_celia_afonso.pdf
  Restricted Access
6,76 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.