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http://hdl.handle.net/10071/3936
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Title: Socialização e cultura organizacional: “o que é ser Jerónimo Martins”
Authors: Afonso, Célia Alexandra
Orientador: Duarte, Henrique Manuel Caetano
Keywords: Tácticas de socialização
Ajustamento pessoa-organização
Cultura organizacional
Valores organizacionais
Identificação e commitment
Socialization tactics
Personal-organization adjustment
Organizational culture
Organizational values
Identification
Commitment
Issue Date: 2011
Citation: AFONSO, Célia Alexandra - Socialização e cultura organizacional: “o que é ser Jerónimo Martins” [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3936>.
Abstract: O Processo de Socialização Organizacional é entendido como um meio privilegiado, para transmitir os Valores e a Cultura aos Recém-chegados a uma Organização. Considerando esta realidade, Jerónimo Martins desenvolveu um Processo de Acolhimento e Integração, sendo o objectivo deste Projecto, a análise e avaliação do impacto desta medida na transmissão da Cultura, e na retenção dos novos Colaboradores no Grupo. A metodologia utilizada para determinar a Cultura, as Tácticas de Socialização e os seus efeitos, incidiu na aplicação de um questionário de opinião pessoal aos actuais Colaboradores de Jerónimo Martins. A análise dos resultados permite concluir que, Jerónimo Martins detém uma Cultura de Objectivos e Inovação, transmitida com recurso a um conjunto de Tácticas de Socialização Institucionalizadas. A aplicação destas Tácticas produz elevados níveis de Identificação e Commitment. Do estudo, verifica-se que o Programa de Acolhimento e Integração de Jerónimo Martins se encontra a surtir efeitos positivos, carecendo apenas de alguns pontos de melhoria, tais como promover a componente social em detrimento da formal.
The process of organizational socialization is understood as a privileged means for transmitting values and culture to newcomers to an organization. Given this reality, Jerónimo Martins has developed a process of reception and integration, with the aim of this project, analysis and evaluation of the impact of this measure in the transmission of culture, and retention of new employees in the Group. The methodology used to determine the Culture, the Socialization Tactics and their effects, focused on application of a questionnaire of personal opinion, to the current employees of Jerónimo Martins. The results suggest that, Jerónimo Martins has a culture of innovation and objectives transmitted by using a set of Institutionalized Socialization Tactics. The application of these Tactics, produce high levels of Identification and Commitment. The study concluded that the Program for Reception and Integration of Jerónimo Martins is having positive effects, lacking only a few points of improvement, such as promoting the social component as opposed to formal.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3936
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Projecto_Socializa+º+úo e Cultura Organizacional_C+®lia Afonso_Janeiro2011.pdf6.76 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


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