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http://hdl.handle.net/10071/3885
acessibilidade
Title: As Intervenções da Cooperação Portuguesa na Educação e na Saúde
Other Titles: Portuguese Cooperation interventions in Education and in Health Actas do Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica (2012), 525-528 © 2012, Lisboa Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL), ISBN: 978-989-732-089-7 Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), ISBN: 978-989-742-002-3 525
Authors: Mendes, Manuel
Keywords: Educação
Saúde
Formação
Education
Health
Training
Issue Date: Oct-2012
Publisher: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL)
Abstract: Na Educação, o projeto ESCOLA+ contribui para a melhoria do ensino secundário, atuando ao nível da adaptação e diversificação dos currículos escolares para criar um modelo de ensino adaptado às necessidades e à realidade do país. Para isso, irá valorizar os recursos humanos locais, reforçando as suas capacidades e responsabilizando-os pelo sistema de ensino a implementar, promovendo as condições, meios e métodos necessários para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, a implementar pelos próprios agentes de ensino santomenses. Na Saúde, o projeto Saúde para Todos (SpT), em execução desde 2005, centra-se na prestação de cuidados preventivos e primários de saúde através da rede integrada de postos e centros de saúde (construídos e/ou reabilitados). O SpT contempla a formação e capacitação, o reforço institucional, o abastecimento de água e o saneamento. Em 2006, desenvolveu-se um projeto complementar chamado “Água Pura e Vida Sã”, promovendo a melhoria de acesso a água potável e a criação de condições mínimas de saneamento. Numa segunda fase, a partir de 2008, foi dado particular ênfase ao reforço das capacidades de gestão e ficou coberto todo o país. Complementando o SpT, arrancou em 2009 o projeto “Especialidades” que incide na prestação de cuidados médicos secundários e terciários especializados.
In Education, the ESCOLA+ project contributes to the improvement of secondary education, acting at the level of adaptation and diversification of curricula to create a teaching model tailored to the needs and realities of the country. To do so, it will enhance the local human resources, strengthening their capacities and making them accountable for the implement of the new school system, also promoting conditions, means and methods needed to improve the teaching-learning process, to be implemented by the local teaching staff. “Health for All” (HFA) is a project running since 2005, focused on providing preventive care and primary health care through the integrated network of health posts and centers (built and/or rehabilitated). The HFA includes training and capacity building, institutional strengthening, water supply and sanitation. In 2006, a complementary project called “Pure Water and Healthy Life” was developed to promote the improvement of access to safe drinking water and the creation of minimum conditions of sanitation. In the second phase of HFA, from 2008, it was given particular emphasis on strengthening management capabilities and to achieve full geographic coverage throughout the country. Also complementing HFA, a new project started in 2009, named “Specialties”, which focuses on providing secondary and tertiary health care.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3885
ISBN: 978-989-732-089-7
Appears in Collections:CEI-CLN – Autoria de capítulos de livros nacionais

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