Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3878
Autoria: Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
Orientação: Almeida, Teresa Seabra de
Data: 2010
Título próprio: A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
Referência bibliográfica: Machado, S. I. da M. A. (2010). A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3878
Palavras-chave: Formação profissional
Ensino à distância
E-learning
Aprendizagem por internet
Estilos de aprendizagem
Training
Distance learning
Internet learning
Learning styles
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional.
This project refers to the theme of professional training, specifying the use of the method elearning training in order to adapt one online course to the learning style of each trainee, as an alternative to the traditional method of class room teaching. It is proposed, as an example of this new training approach through e-learning, a project of structuring a course of Quality, which usually is organized according to the traditional method of class room teaching, into an e-learning course. The phases used for the course development in e-learning were the ones identified by the model of Lagarto (2003). There were also references to the aspects considered relevant about the class room training as opposed to distance learning, in an e-learning format, explaining the main characteristics, advantages and disadvantages. The proposal also attempts to take into account the different learning styles of students based on the model of Kolb (1984), organizing the ongoing activities of the course according to the predominant style of each student, with the goal of maximizing the success of online learning. The conclusions reflect about the adequacy of the proposal made in terms of adapting a traditional course into e-learning method, referring the specific advantages that this method brings to the area of professional training.
Designação do grau: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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