Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/3839
acessibilidade
Title: Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
Authors: Santos, Inês Lourenço Machado de Andrade e
Orientador: Rita, Paulo
Keywords: Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Turismo de lazer
Tourism marketing
Consumer behaviour
Consumer satisfaction
Leisure tourism
Issue Date: 2010
Citation: SANTOS, Inês Lourenço Machado de Andrade e - Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3839>.
Abstract: Esta dissertação tem como tema principal o marketing turístico na cidade de Lisboa, com enfoque na criação e sustentação de formas turísticas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea. O objectivo principal incide na resolução de determinados problemas na indústria turística, desenvolvendo e aperfeiçoando estratégias relacionadas com a diversificação do mercado, abordagem de nichos de mercado, maior proximidade e relação com o consumidor, aumentando, por sua vez, a rentabilidade das organizações afectas a este sector. Na revisão bibliográfica foram analisadas metodologias possíveis inerentes a esta temática, relacionadas com o comportamento do consumidor no perfil de turista e com as novas formas turísticas impulsionadoras de uma maior satisfação. Com base no questionário de cariz secundário, foram, então, identificados os segmentos e subsegmentos mais importantes a ter em conta no desenvolvimento da dissertação. Através dos dados relativos ao questionário foram elaboradas análises Cross Tabulation e Regressão Linear múltipla, de maneira a conseguir obter tendências e conclusões importantes. Os resultados obtidos revelam uma tendência para os factores motivacionais relacionados com as férias e lazer e motivos profissionais. No entanto por razões referidas ao longo do estudo é dado um maior enfoque às viagens de curta duração, Short trips.
This dissertation talks about tourism marketing in the capital of Portugal, Lisbon, and focuses on ways of creating and sustaining tourism in view of the new touristic forms of modern society. The main objectives focuses on solving certain problems inherent in tourism, by developing and improving strategies related to the diversification on the market, achieving niche markets and closer relationship with the consumer. During the bibliographic review, methodologies were taken about the consumer behavior as a tourist and the new tourism ways in order to obtain a greater satisfaction. Based on the survey with secondary data, the most important segments and sub segments were taken and analyzed. Through the survey data Cross Tabulation and multiple Linear Regression analyses were prepared, in order to obtain important trends and conclusions. The results of this investigation show a tendency for the motivational factors related to the laser tourism and professional tourism. However, for reasons mentioned throughout the study, is given a greater focus on Short trips.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3839
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
RESUMO V3.doc27.5 kBMicrosoft WordView/Open
Tese de Mestrado - Inês Lourenço Machado de Andrade e Santos.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.