Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3838
Autoria: Gordo, Rita Paz Louro Teixeira
Orientação: Cunha, Susana Marques da
Data: 2010
Título próprio: Relação franchisador-franchisado: Indicadores de sucesso e estratégias para prevenir conflitos na relação entre franchisador e franchisado na área das clínicas de estética e saúde
Referência bibliográfica: Gordo, R. P. L. (2010). Relação franchisador-franchisado: Indicadores de sucesso e estratégias para prevenir conflitos na relação entre franchisador e franchisado na área das clínicas de estética e saúde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3838
Palavras-chave: Relação franchisador-franchisado
Indicadores de sucesso
Estratégias de prevenção de conflitos na relação
Franchising
Franchisor-franchisee relationship
Indicators of success
Conflict prevention in relationship strategies
Resumo: Este estudo enquadra-se no âmbito do Marketing e tem como tema a Relação entre Franchisador e Franchisado. Esta investigação tem como objectivo identificar os indicadores de sucesso e as estratégias de prevenção de conflitos na área das clínicas de estética e saúde em Portugal. O desenvolvimento deste projecto procurou encontrar resposta para os objectivos de investigação propostos através da realização de um inquérito por questionário. Toda a investigação empíric a teve por base os resultados obtidos através de 5 questionários aos franchisadores e 56 questionários aos franchisados das marcas BodyConcept, CellulemBlock, DepilConcept, Logic Men e Não + Pêlo. Esta amostra foi por conveniência devido à dificuldade em o bter uma listagem de todos os franchisados em Portugal. Realizou-se então este estudo e os resultados demonstraram que a comunicação, a confiança, o compromisso, a consciência do outro, a afinidade, o know-how, a flexibilidade, a reciprocidade, a solidariedade e a contenção no uso do poder são indicadores de sucesso na relação entre franchisador e franchisado. Também pudemos verificar que a selecção do franchisado e as associações de franchisados são estratégias de prevenção de conflitos na relação. No entanto, estas associações não são utilizadas pelos franchisados inquiridos. As comissões consultivas mistas mostraram-se irrelevantes como estratégia de prevenção de conflitos. Concluímos que, os principais indicadores de sucesso para os franchisadores são, por ordem de importância, os seguintes: comunicação, confiança, know-how, compromisso e consciência do outro. Enquanto para os franchisados são os seguintes: comunicação, confiança, compromisso, know-how e contenção no uso do poder.
This study fits in the extent of Marketing, and it is about Franchisor-Franchisee Relationship. This investigation goal is to identify the successful indicators and the prevention strategies of conflict in the esthetical and health clinics area in Portugal. The development of this project tried to find answers for the goals of this investigation with the realization of structured questionnaires to personal interview. All the empirical investigation was analyzed based on the results of 5 questionnaires to franchisors and 56 questionnaires to franchisees of the BodyConcept, CellulemBlock, DepilConcept, Logic Men e Não + Pêlo brands. This was a non-random sample due to the difficulty of obtain a list of every franchisee in Portugal. After making this study, our analysis showed that communication, trust, commitment, conscience of the other, affinity, knowhow, f lexibility, reciprocity, solidarity and contention in use of power are franchisor and franchisee relationship indicators of success. We also could verify that the franchisee selection and the franchisee associations are conflict prevention strategies in the relationship. However, these franchisee associations are not used by the franchisees inquired. The mixed consulting commissions have showed irrelevant as a conflict prevention strategy. We conclude that, for franchisors, the most important indicators of success, in order, are: communication, trust, knowhow , commitment and conscience of the other. While for the franchisees are these: communication, trust, commitment, knowhow and contention in use of power.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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