Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/3834
acessibilidade
Title: A utilização da internet em casa: uma avaliação da influência das crianças
Authors: Luz, Inês Loureiro
Orientador: Santos, Maria Conceição
Vicente, Paula
Keywords: Papel influenciador da criança
Consumo na família
Utilização da internet
Children
Influence
Family consumption
Internet usage
Issue Date: 2010
Citation: LUZ, Inês Loureiro - A utilização da internet em casa: uma avaliação da influência das crianças [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3834>.
Abstract: Os filhos começam a ter um lugar de destaque nas famílias, nomeadamente no que diz respeito à influência que têm nas decisões de consumo familiar. Esta influência foi comprovada em pesquisas anteriores, sendo que variaconforme características da família, das crianças e do produto em causa. Em Portugal a estrutura familiar tem sofrido alterações que contribuem para um aumento da influência das crianças. A presente investigação enquadra-se no comportamento de consumo das famílias com crianças e apresenta como principal enfoque o papel de influenciador do filho na utilização do serviço de Internet no agregado familiar. Fazendo parte de uma geração que se relaciona de forma diferente com as tecnologias, as crianças e adolescentes são muitas vezes pioneiros e os utilizadores mais activos e mais intensivos do serviço de Internet na sua casa. Recentemente o incentivo à utilização das novas tecnologias por parte das empresas e das instituições públicas tem sido notória e acompanhada por uma adesão e utilização crescentes do serviço de Internet. A conjugação destes dois factores prevê que as crianças tenham influência nas decisões de consumo relacionadas com o serviço de Internet. Após uma revisão da literatura e do estabelecimento de hipóteses, realizou-se um questionário on-line, através das redes sociais, com o qual se obteve resposta de 155 indivíduos, com filhos entreos 6 e os 17 anos, provenientes de uma amostra de conveniência. Da análise do inquérito concluiu-se que, para a amostra em questão, as crianças têm alguma influência na utilização da Internet na sua casa uma vez que as necessidades das crianças a média de idades dos filhos e o número de filhos no agregado familiar influenciam a frequência de utilização da Internet.
The influence of children in the family consumptiondecisions are increasing. Academic research demonstrated that family size, children demographics and product characteristics are important moderator factors on this, influence. In Portugal several studies analyzed that the evolution of family structure has contributed to the growth of child influence in family consumption. This research aims to analyze the roleof children in determining the family’s consumption of Internet services. Nowadays children is viewed as a technological generation for whom is quite important having an active behaviour and belonging to a reference group. They are behaving as heavy users of internet, such as Facebook, etc.. Also, there has been an increase of technological incentive form companies and public institutions, followed by an increase of subscriptions and Internet service usage. Combining all these factors, we can predict that children will have influence in familyconsumption decisions regarding to the Internet service. After a review of the literature on the families’ consumption behaviour and the use of internet, some hypothesis were formulated. An on-line survey was held, through social networks, obtaining 155 responses of individuals with children from 6 to 17 years old. Results suggest that children have some influence regarding usage of home Internet service, once child needs, children age average, and the number of children in the household influenced Internet usage frequency.
Description: Projecto / D19, M31, L86
URI: http://hdl.handle.net/10071/3834
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Mestrado_Utilização da Internet em casa_Influência das Crianças_VF.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.