Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3788
Author(s): Pereira, Marisa Cristina Sobral da Silva
Advisor: Curto, José Dias
Justino, Luís
Date: 2010
Title: Implementação das lentes oftálmicas Nikon em Portugal
Reference: Pereira, M. C. S. da S. (2010). Implementação das lentes oftálmicas Nikon em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3788
Keywords: Gestão
Estratégias de marketing
Marketing relacional
Lentes oftálmicas
Management
Marketing strategy
Relationship marketing
Ophthalmic lenses
Caso prático
Abstract: O caso prático apresentado foi desenvolvido no âmbito da realização do Mestrado de Continuidade em Gestão no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. Quanto à temática, centra-se no âmbito da Gestão e do Marketing Relacional aplicados á realidade do mercado português de lentes oftálmicas. O mercado da óptica em Portugal é considerado altamente estruturado e os players existentes têm uma elevada notoriedade junto dos consumidores. Será analisado, tanto ao nível das lentes oftálmicas como das armações e óculos de sol. A marca Nikon tem já um longo percurso no que diz respeito à inovação tecnológica com uma qualidade e precisão extremas. Apesar do leque de artigos comercializados por esta marca ser muito vasto, este projecto irá incidir apenas sobre as lentes oftálmicas por si produzidas. Em 2005, este produto entra no mercado português, representado pela empresa Nikpor. Apesar do nome Nikon ter uma expressão muito forte em Portugal, este não foi suficiente para o sucesso da empresa num mercado tão competitivo e numa economia em crise. Discutir-se-á a transformação desta organização com a inserção da sua actividade na empresa Proóptica. Este caso reflecte os esforços necessários para iniciar uma nova empresa em Portugal e para a organizar num mercado muito competitivo. Espelha igualmente as dificuldades atravessadas na gestão de uma organização jovem aos níveis operacional, comercial e de direcção. Será demonstrado que o investimento deve ser cada vez mais centrado em estratégias de Marketing eficazes, que apresentem um nível de relacionamento elevado e que se foquem no cliente e na satisfação das suas necessidades específicas.
The case study presented was developed with the completion of the Master Business Continuity Management in the University Institute of Lisbon - ISCTE. Regarding the theme, focuses on Management and Relationship Marketing applied to the reality of the Portuguese market for ophthalmic lenses. The optical market in Portugal is considered highly structured and the existing players have a high reputation among consumers. It will be analyzed, both in terms of ophthalmic lenses as well as the frames and sunglasses. The Nikon brand has come a long way in terms of technological innovation with quality and extreme precision. Despite the large range of items marketed by this brand, this project will focus only on the ophthalmic lenses produced by it. In 2005, this product goes into the Portuguese market, represented by the company Nikpor. Despite the name Nikon have a very strong expression in Portugal, this was not enough for the company's success in a very competitive market and an economy in crisis. It will be discussed the transformation of this organization with the insertion of its activity in the company Prooptica. This case reflects the efforts needed to start a new company in Portugal and to arrange a very competitive market. Reflects also the difficulties in running a youth organization in the operation, business and management levels. It will be demonstrated that the investment must be increasingly focused on effective marketing strategies, which have a high level of relationship and that focus on the customer and meet their specific needs.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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