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http://hdl.handle.net/10071/3649
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Title: Corporate social responsibility from an employees’ perspective: contributes for understanding job attitudes
Authors: Duarte, Ana Patrícia
Orientador: Neves, José Gonçalves das
Keywords: Responsabilidade social das organizações
Implicação organizacional
Satisfação no trabalho
Imagem organizacional
Corporate social responsibility
Job satisfaction
Organizational commitment
Corporate image
Issue Date: 2011
Citation: DUARTE, Ana Patrícia - Corporate social responsibility from an employees’ perspective: contributes for understanding job attitudes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3649>. ISBN 978-989-732-142-9.
Abstract: Esta dissertação pretende contribuir para o aperfeiçoamento conceptual e metodológico no estudo do conceito de responsabilidade social das organizações (RSO), assim como para uma compreensão mais aprofundada de como a percepção que os trabalhadores possuem do desempenho social das suas organizações influencia as suas atitudes de trabalho, nomeadamente a sua satisfação no trabalho e a sua implicação organizacional. A presente dissertação encontra-se organizada em duas partes. A Parte I compreende uma revisão da literatura sobre RSO e a sua relação com as atitudes de trabalho. A Parte II apresenta cinco estudos empíricos relacionados com esta questão e um capítulo final no qual se salientam as principais conclusões das pesquisas efectuadas, apontam as suas implicações teóricas e práticas, assim como sugestões de pesquisa futura. Este trabalho representa um importante esforço no sentido da compreensão de como as percepções acerca do envolvimento das organizações em práticas socialmente responsáveis se relacionam com as atitudes dos trabalhadores, tendo importantes contributos para as literaturas de RSO e de comportamento organizacional. Relativamente aos contributos teóricos, o presente trabalho reforça a importância das percepções dos trabalhadores sobre o desempenho social das suas organizações para a sua satisfação no trabalho e implicação organizacional. Identifica a imagem externa construída como uma variável mediadora relevante e disponibiliza um novo instrumento de avaliação das percepções dos trabalhadores sobre RSO. No que respeita aos seus contributos práticos, este trabalho sugere que as organizações podem fazer um uso intencional do seu portefólio de actividades de RSO para promover atitudes de trabalho positivas, para além dos efeitos positivos que possam resultar da posse de boas estratégias de gestão de recursos humanos.
This dissertation intends to contribute for a conceptual and methodological refinement in the study of the corporate social responsibility (CSR) concept, as well as for a deeper understanding on how the perception employees hold of their company’s social performance influences their job attitudes, namely job satisfaction and organizational commitment. The present dissertation is organized in two parts. Part I comprehends a review of the literature about CSR and its relationship with employees’ job attitudes. Part II presents five empirical studies regarding this issue and a final chapter that emphasizes the main conclusions of the previous studies, indicating their theoretical and managerial implications and some suggestions for future research. This work represents an important effort to understand how employees’ perception of their companies’ engagement in socially responsible practices relates with their job attitudes, having relevant contributions to both CSR and organizational behavior literatures. Regarding the theoretical contributions, the present work reinforces the importance of employees’ perceptions of companies’ social performance for both their job satisfaction and organizational commitment. It identifies construed external image as a relevant mediator variable and provides a new instrument to assess employees’ perceptions of CSR. Concerning the practical contributions, this work suggests that organizations can make an intentional use of their CSR portfolio to promote employees’ positive job attitudes above and beyond the positive effect that might result from just having a good human resource strategy.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3649
ISBN: 978-989-732-142-9
Designation: Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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