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http://hdl.handle.net/10071/3626
Autoria: | Oliveira, Sílvia Maria Fernandes da Silva |
Orientação: | Martins, Luís Pereira, Victor Hugo Roque Craveiro |
Data: | 2010 |
Título próprio: | Linha Saúde 24: Um contributo para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde |
Referência bibliográfica: | Oliveira, S. M. F. da S. (2010). Linha Saúde 24: Um contributo para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3626 |
Palavras-chave: | Serviço Nacional de Saúde Linha Saúde 24 Triagem Encaminhamento Aconselhamento Perfil dos utilizadores National Health Service Health Line 24 Screening Referral Clinical advice Profile of users |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre o Serviço de Atendimento Linha Saúde 24,
procurando informação que possibilite entender qual o contributo que este serviço público
aporta para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. A triagem e o perfil
das situações que os utentes relatam, quando utilizam esta Linha.
O trabalho conclui que a sua criação contribuiu para a alteração da intenção dos
Utilizadores. No início do contacto, os utentes manifestam uma intenção, que após a triagem e
aconselhamento do Enfermeiro de serviço da Linha, se vê alterada.
O Serviço disponibiliza triagem, aconselhamento e encaminhamento, pois as pessoas
procuram informação, coordenação e ajuda, para resolverem adequadamente problemas de
saúde.
Pode-se inferir deste trabalho que a Linha Saúde 24 é um serviço que apoia a gestão
dos cuidados de saúde dos Utilizadores, através do encaminhamento adequado para
instituições de saúde da área mais próxima onde está o potencial doente, oferecendo um leque
variado de hipóteses de cuidados de saúde, seguros e apropriados a cada situação apresentada.
É um serviço que auxilia e apoia a tomada de decisões informadas e conscientes dos
Utilizadores, daqui decorrendo um conjunto de vantagens para o Serviço Nacional de Saúde,
quer tornando-o um sistema mais próximo do Utilizador, na procura de cuidados de Saúde,
quer racionalizando a oferta de recursos públicos, nomeadamente no que concerne às
Urgências. This work is a study on the customer service Health Line 24, and he seeks to for information that will allow understanding which contribution it makes to improve the functioning of National Health Service. A screening and profile of the situations that users report when using this line. The paper concludes that their creation has contributed to changing the intent of users: At the beginning of contact, users express an intention, and that after the screening and counseling of the nurse's service line, can be detected changes. The service provides screening, counseling and referral, as people seek information, assistance and coordination, to adequately solve their health problems. It can be inferred from this work, that the Health Line 24 is a service that supports the management of health of users, through the appropriate referral to health institutions, in the closest area, where be located the potential patient, by offering a wide range of hypotheses of health care, safe and appropriate for each situation presented. It can be inferred from this work that the Health Line 24 is a service that supports the decision-making informed and aware of the users, hence a number of advantages for the National Health Service, like making it a system closer to the user, in their demand for health care, streamlining the provision of public resources, particularly in regard to emergencies. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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