Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/361
Autoria: Abrantes, Pedro
Data: 2004
Título próprio: Sociologia e ciências da educação: a distância entre nós
Número: Nº 45
Paginação: pp.117-130
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Sociologia
Ciências da educação
Sociologia da educação
Sociologia da ciência
Resumo: Existirá uma diferença fundamental entre a investigação desenvolvida pela sociologia e pelas ciências da educação? Através do aparelho teórico-metodológico da sociologia da ciência, ensaia-se uma pequena análise exploratória das relações entre dois campos científicos (sociologia e ciências da educação) em Portugal, em particular, na produção de um subcampo de fronteira (sociologia da educação). Esta análise parte da comparação entre textos-síntese e comunicações apresentadas entre 1985 e 2000 em cada um dos campos e centra-se em quatro pontos essenciais: o desenvolvimento dos campos em Portugal; instituições e protagonistas; metodologias e objectos de estudo; posições e demarcações epistemológicas.
Does an essential difference between research developed by sociology and by educational science actually exist? Through the sociology of science’s theoretical and methodological apparatus, a small exploratory analysis of the relations between two scientific fields (sociology and by educational science), specially in the production of a borderline sub-field (sociology of education) is accomplished. This analysis is based on the comparison among key-texts and papers presented in 1985-2000 in each field, and it focuses on four topics: development of both fields in Portugal; institutions and agents; methodologies and themes; epistemological positions and divergences.
Y a-t-il une différence fondamentale entre la recherche sociologique et celle des sciences de l’éducation ? À travers l’appareil théorico-méthodologique de la sociologie de la science, cet article fait une petite analyse exploratoire des relations entre deux domaines scientifiques (sociologie et sciences de l’éducation) au Portugal, en particulier, en ce qui concerne la production d’un sous-domaine frontière (sociologie de l’éducation). Cette analyse part de la comparaison entre textes-synthèses et communications présentées entre 1985 et 2000 dans chacun des domaines et elle se centre sur quatre points essentiels: développement de ces domaines scientifiques au Portugal; institutions et acteurs; méthodologies et objets d’étude; positions et délimitations épistémologiques.
Existe una diferencia fundamental entre la investigación desarrollada por la sociología y por las ciencias de la educación? Por medio del aparato teórico y metodológico de la sociología de la ciencia, se ensaya un análisis exploratorio de las relaciones entre dos campos científicos (sociología y ciencias de la educación) en Portugal, en particular, en la producción de un sub-campo de frontera (sociología de la educación). Este análisis está fundado en la comparación entre textos-síntesis y artículos presentados entre 1985 y 2000 en cada uno de los campos y está centrado en cuatro puntos: el desarrollo de los campos en Portugal; instituciones y agentes; metodologías y objetos de estudio; posiciones y distinciones epistemológicas.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
45.06.pdf126,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.