Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3609
Autoria: Reis, Ricardo Manuel da Silva Veras Santos
Orientação: Pereira, Hélia
Data: 2010
Título próprio: Jornal de Notícias: o fim da liderança no mercado da imprensa diária portuguesa
Referência bibliográfica: REIS, Ricardo Manuel da Silva Veras Santos - Jornal de Notícias: o fim da liderança no mercado da imprensa diária portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3609>.
Palavras-chave: Jornais
Comportamento do consumidor
Online
Inovação tecnológica
Newspapers
Consumer behavior
Online
Technological innovation
Resumo: As mudanças tecnológicas têm alterado, consistentemente, a forma como consumimos e, naturalmente, o perfil do consumidor. Estas mudanças são tão mais evidentes quanto mais nos vamos afastando no tempo, percebendo o que o passado nos vai contando de forma mais estrutural. No entanto, a vertigem é tal, no que à evolução tecnológica diz respeito, que esta mudança é muito perceptível a olho nu, ou melhor, na conjuntura. O que hoje é o último degrau da inovação tecnológica, amanhã está perfeitamente ultrapassado. Foi esta realidade que a Internet veio mostrar a todos, bem como uma compulsiva criação de plataformas nunca antes imaginadas. Tudo isto provocou a profunda alteração no consumidor e na forma de consumir, afectando ou potenciando mercados. O dos jornais impressos entra nos dois paradigmas. Se por um lado veio criar condições para a sua substituição e desaparecimento, por outro, veio criar oportunidades que permitiram subir ao nível seguinte. O presente caso tem como objectivo abordar estas alterações no consumidor, com a passagem do offline para o online, ao mesmo tempo que aborda de forma muito evidente a situação actual do Jornal de Notícias no mercado dos jornais de informação diária. Um jornal que durante décadas liderou o mercado onde estava inserido, para, nos últimos anos, perder essa liderança e mostrar inesperadas dificuldades para se adaptar às novas condições. A actualidade do tema proposto, focando aspectos como a alteração de hábitos de consumo, estratégias de presença no mercado e a proposta de desafios práticos, torna-o relevante como objecto de estudo e de ensino nas matérias estudas.
Technological changes have modified, consistently, the way we consume and the consumer profile. These changes are so much more evident as we go away in time, realizing what the past will tell us in a structural way. However, the technological changes are so intense that we can see it with a naked eye, or in a cyclical way. What today is the last step of the technological innovation tomorrow is quite outdated. It was this reality that Internet came to show everyone and creating compelling platforms never before imagined. All this led to profound changes in consumer and in the consumer behavior, affecting or enhancing markets. The case of the print newspaper enters in the two paradigms. Not only created conditions for their replacement or extinction as set opportunities that allowed up to the next level. This case study aims to address these changes in the consumer, with the shift from offline to the online, at the same time it addresses in a very clearly way the actual situation of the Jornal de Notícias in his market. A daily newspaper that for decades led his market, but for the last years lost his power and show unexpected difficulties in adapting to new conditions. The timeliness of the subject, focusing on aspects such as change in consumer habits, market strategies and the proposal of practical challenges, makes it relevant as a subject of study and teaching of the subjects addressed.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jornal de Noticias_O Fim da Lideranca.pdf
  Restricted Access
5,87 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.