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http://hdl.handle.net/10071/3508
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Title: Diagnóstico e mudança de clima organizacional, em uma amostra de executivos que passaram por um programa de coaching executivo, aplicando a metodologia 360º
Authors: Almeida, Paulo Alexandre Macedo de
Orientador: Lopes, Albino
Keywords: Coaching
Diagnóstico 360º
Competências
Interpessoal
Skills
Diagnostics 360
Interpersonal
Issue Date: 27-Apr-2012
Citation: ALMEIDA, Paulo Alexandre Macedo de - Diagnóstico e mudança de clima organizacional, em uma amostra de executivos que passaram por um programa de coaching executivo, aplicando a metodologia 360º [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3508>.
Abstract: O seguinte estudo tem por objetivo geral determinar a percepção com relação ao desenvolvimento de Competências Interpessoais, para fim de diagnóstico e mudança de clima organizacional, em uma amostra de executivos que passaram por um programa de coaching executivo, aplicando a metodologia 360º. Para atingir este objetivo foi proposta uma pesquisa de tipo descritivo, usando um desenho não-experimentaltranseccional. A população de estudo foi composta por executivos do setor de engenharia de termoelétricas pertencentes a uma concessionária de serviços públicos brasileira que participaram de um programa de coaching executivo e que cumpriram com os seguintes requisitos: que houvesse decorrido um período de tempo mínimo de seis (6) meses desde o término do programa de coaching executivo, que fossem residentes no território nacional e, que, além disso, possuíssem uma equipe de trabalho que permitisse avaliá-los através de uma metodologia 360º, portanto deviam ter: um (1) supervisor imediato, três (3) colegas e três (3) supervisionados. A amostra foi selecionada através de uma amostragem intencional. A variável de estudo é a percepção do desenvolvimento de Competências Interpessoais dos executivos que passaram por um programa de coaching executivo, que foi medida através de um questionário ad hoc, composto por dezoito (18) itens baseados em perguntas fechadas. Foi utilizada uma escala Likert de resposta do um (1) ao quatro (4), onde, um (1) representava “nunca”, dois (2) “raramente”, três (3) “freqüentemente” e quatro (4) “sempre”, mais cinco perguntas abertas (apenas para os executivos do coaching). Os dados obtidos foram tratados estatisticamente através de uma análise descritiva, da qual foi possível evidenciar que os diferentes atores envolvidos em uma metodologia 360º coincidem em que o grupo total de competências, que encerra a dimensão Competências Interpessoais, está presente “com freqüência” na atuação profissional cotidiana dos executivos coachees. Estes, por sua vez, se auto-percebem com uma pontuação mais alta que a percepção que sua equipe de trabalho tem deles.
The following study aims to determine the general perception with regard to the development of interpersonal skills, for purposes of diagnosis and change of organizational climate in a sample of executives who have gone through an executive coaching program, applying the methodology 360. To achieve this goal we proposed a descriptive survey, using a non-experimental design-transeccional. The study population was composed of thermoelectric industry executives belonging to a Brazilian utility company who participated in an executive coaching program and who met the following requirements: that there was a period of time elapsed at least six (6 ) months from the end of the coaching program executive, who were resident in the country and who also possessed a team that allowed to evaluate them using a method 360, therefore should have: one (1) immediate supervisor, three (3) colleagues and three (3) supervised staff. The sample was selected through a purposeful sampling. The outcome measure is the perception of the development of interpersonal skills of executives who have had an executive coaching program, which was measured by an ad hoc questionnaire, composed of eighteen (18) items based on closed questions. It was used a Likert scale response of one (1) to four (4), where one (1) represented "never", two (2) "rarely", three (3) "often" and four (4) "always", another five open questions (only for executives coaching). The data were statistically analyzed using a descriptive analysis, which could show that the different actors involved in a method 360 º agree that the total pool of skills, is present "often" in the performance coachees everyday professional executives. These, in turn, perceive themselves with a score higher than the perception that their staff have them.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3508
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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