Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/3482
Autoria: | Pitacas, Irina Isabel Martins |
Orientação: | Conde, Idalina Maria Dionísio Val de Flores Martins |
Data: | 2009 |
Título próprio: | As mulheres e a música em Portugal na transição do século XIX-XX: o caso de Guilhermina Suggia |
Referência bibliográfica: | PITACAS, Irina Isabel Martins - As mulheres e a música em Portugal na transição do século XIX-XX: o caso de Guilhermina Suggia [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3482>. |
Palavras-chave: | Mulheres Música Singularidade Biografia Women Music Singularity Biography |
Resumo: | Na música clássica, a prática musical das mulheres, nomeadamente das provenientes da burguesia e nobreza, permaneceu, durante largos anos, confinada à esfera privada, onde lhes era permitido cantar e/ou tocar determinados instrumentos como o piano. Porém, a passagem do século XIX para o XX é marcada por uma mudança do papel da mulher na sociedade e consequentemente na música, com o aparecimento das primeiras solistas e das primeiras mulheres a tocarem instrumentos “masculinos”.
Nesse sentido, este trabalho reflecte sobre a relação entre as mulheres e a música na transição do século XIX para o século XX, nomeadamente no que diz respeito ao papel desempenhado pelas instrumentistas portuguesas, abordando-se o caso singular de Guilhermina Suggia, a primeira violoncelista solista portuguesa.
Esta tese foca a problemática da singularidade, quer ao nível social como pessoal, pelo que, para o efeito, procedeu-se à contextualização da música em Portugal, a partir do século XVIII, e das mulheres na música, nomeadamente na passagem para o século XX; como à reconstituição de dimensões da biografia de Guilhermina Suggia. For a long time, the women’s music practice was restricted to the private space in classic music, where permission to young women, proceeding from bourgeoisie and nobility, was given to sing and/ or play fixed instruments like piano. Nevertheless, the transition of the 19th century to the 20th century was registered by the change of woman’s paper in society and consequently in music, with the appearance of the first soloists and women playing male instruments. So this work talk about the relation between music and women in the transition of the 19th century to the 20th century, essentiality in the paper perform by the first portuguese instrumentalist. And talk about the singular case of Guilhermina Suggia, the first portuguese violoncellist soloist. The present thesis focalises on the problematic of social and personal singularity. So we proceed to the context analysis of music in Portugal, from the 18th century, and women in music; and reconstitution of Guilhermina Suggia biographic dimensions. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capa.pdf | 25,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
corpo texto e anexos.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Resumo e ...pdf | 83,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.