Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3477
Autoria: Duque, Gonçalo Manuel Ramos
Orientação: Abrantes, Pedro
Data: 2009
Título próprio: Esta escola é para nós? Uma abordagem sociológica à inadaptação escolar junto de jovens da Freguesia da Ameixoeira
Referência bibliográfica: DUQUE, Gonçalo Manuel Ramos - Esta escola é para nós? Uma abordagem sociológica à inadaptação escolar junto de jovens da Freguesia da Ameixoeira [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3477>.
Palavras-chave: Escola
Risco
Insucesso
Desmotivação
School
Risk
Failure
Demotivation
Resumo: Este estudo tem como objecto a análise do fenómeno do insucesso escolar, bem como a relação de jovens provenientes de bairros de reabilitação social com a escola e o seu conjunto de regras. A escola, onde esta pesquisa foi efectuada, situa-se na cidade de Lisboa, freguesia do Lumiar, concretamente na zona da Alta de Lisboa, local que sofreu o maior número de realojamentos da capital portuguesa. Para o efeito, recolheu-se informação junto de alunos e professores daquela escola, principais actores no processo educativo. Questões como o contexto familiar, as estratégias educativas, as redes de vizinhança, o meio envolvente e o grupo de pares têm uma importância decisiva dentro de qualquer percurso de socialização de um jovem. Foram utilizadas metodologias qualitativas, tendo sido combinada a observação participante e as entrevistas de cariz semi-directivo, num modelo designado por “pesquisa de terreno”. Do discurso dos jovens e dos docentes entrevistados foi possível aferir algumas pistas importantes para futuras intervenções nesta área. A transição entre o primeiro e o segundo ciclo, bem como as reprovações ao longo do percurso escolar surgiram como principais elementos de análise dentro do percurso escolar e como factores explicativos para o surgimento de níveis de desmotivação e insucesso escolar. Manifestou-se ainda uma incompreensão de papéis entre os dois grupos de actores entrevistados em que cada uma das partes responsabiliza a outra pelo insucesso da interacção entre ambas. Estas representações condicionam a relação e dimensionam negativamente as suas hipóteses de sucesso.
This study develops an analysis of the school failure, as well as of the relationship between teenagers from poor neighborhoods with school and their rules. This research was performed in a school located in the city of Lisbon, district of Lumiar, more specifically in "Alta de Lisboa", the area of the Portuguese capital that suffered the higher public intervention during the last decade. Information from students and teachers was gathered, lead agents in the educative process. Topics as the family environment, educative strategies, neighborhood networks, environment and pear groups have a decisive importance on the socialization process of any teenager. It was used qualitative methodology, specifically, a combination of participant observation and semi-directive interviews, following a model usually known as “field research”. Based on young people and teachers interviews, it was possible to build up some important clues for future interventions on this subject. The transition between the primary and the secondary stage, as well as the failures throughout the school career appeared as key elements inside the schooling process and as clarifying factors for the development of high levels of demotivation and school failure. It was also disclosed an incomprehension of roles between the two main groups interviewed, where each side gives the other the responsibility for the lack of communication observed. These conceptions influence that interaction and undermine the possibility of a successful relationship.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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