Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3433
Author(s): | Seabra, Teresa |
Date: | Dec-2006 |
Title: | A escola do ponto de vista das crianças: avaliação, sentimentos e representações em alunos da escolaridade obrigatória |
Volume: | 12/13 |
Number: | 12/13 |
Pages: | 105-119 |
ISSN: | 1645-0639 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.7749/citiescommunitiesterritories.dez2016.012-13.art07 |
Keywords: | Escola Escolaridade obrigatória |
Abstract: | O artigo analisa a relação das crianças com a escola, considerando as apreciações que fazem da escola que frequentam e da interacção com os seus professores, os sentimentos que experimentam no quotidiano escolar e ainda as representações que têm da escolaridade, incluindo a importância que lhe atribuem para a vida adulta. A informação resultou da aplicação de um inquérito por questionário a 837 alunos do 2.° ciclo da escolaridade obrigatória, realizado no início do ano de 2003 em oito escolas dos concelhos de Loures e de Lisboa que concentravam um contingente significativo de descendentes de imigrantes. De um modo geral, os alunos inquiridos neste estudo deixaram transparecer uma vivência positiva da escolaridade, apesar dos aspectos críticos que assinalaram em relação à escola que frequentam; a escola aparece com centralidade entre o que consideram ser importante para a sua vida e a maioria gostaria de conseguir tirar um curso superior. De entre as variáveis consideradas na pesquisa- o sexo e trajectória escolar do aluno, a condição social e a origem nacional dos pais - a (in)experiência da reprovação e o sexo foram as que revelaram maior potencial diferenciador dos modos de viver a escola |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cidades2006-12-13_Seabra.pdf | 210,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.