Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/3407
acessibilidade
Title: La Jeunesse des Banlieues Françaises: De La Violence à la Participation
Authors: Bordes, Véronique
Vulbeau, Alain
Keywords: Juventude
Precariedade
Violência urbana
Participação
Lugar político da juventude
Issue Date: Dec-2005
Publisher: CET - Centro de Estudos Territoriais
Abstract: Este artigo parte dos distúrbios que as periferias parisienses viveram no Outono de 2005. Mais do que uma informação sobre os acontecimentos trata-se de uma reflexão sobre o lugar dos jovens destes bairros periféricos e do reconhecimento político que lhes é atribuído. Após uma pequena síntese dos acontecimentos e do contexto em que surgem , os autores deste artigo constatam o silêncio político destes jovens. Desejando entender o lugar político dos jovens num processo de interacção com os responsáveis territoriais, os autores explicitam os resultados de uma pesquisa-acção levada a cabo com os membros jovens do conselho local de jovens. Essa pesquisa-acção permitiu actualizar temas como o território, a escola, a discriminação, etc. Assim, o artigo convida a ouvir em directo as palavras dos jovens. A pretensão última deste tipo de abordagem investigativa é a conversão da experiência de populações estigmatizadas em palavras políticas audíveis pelos responsáveis locais e nacionais.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/3407
ISSN: 1645-0639
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RN - Artigo em revista científica nacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Cidades2005-11_Bordes_Vulbeau.pdf215 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.