Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34041
Autoria: Robalo, Marta Sofia Belga Marques
Orientação: Foà, Caterina
Data: 5-Dez-2024
Título próprio: Comunicação das organizações culturais em Lisboa: Heterogeneidade e concordâncias no cruzamento de perspetivas e experiências profissionais
Referência bibliográfica: Robalo, M. S. B. M. (2024). Comunicação das organizações culturais em Lisboa: Heterogeneidade e concordâncias no cruzamento de perspetivas e experiências profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34041
Palavras-chave: Comunicação -- Communication
Organização cultural -- Cultural organization
Gestor
Gestão cultural
Lisboa
Equipa de trabalho
Cultural managers
Lisbon
Work teams
Resumo: A presente dissertação discute o tema da Comunicação nas organizações culturais em Lisboa, analisando e apresentando a heterogeneidade de realidades existentes num contexto ainda pouco explorado pela literatura. O desenho de pesquisa assenta numa abordagem metodológica qualitativa através de entrevistas semiestruturadas, realizadas a seis profissionais ativos em organizações culturais ativas em diversos setores que variam entre artes performativas e do espetáculo, plásticas e audiovisuais. O objetivo é conhecer e aprofundar os pontos de vista e as experiências de profissionais com cargos de gestão na área da Comunicação Cultural, dentro das suas organizações, de forma a apresentar e analisar a diversidade de contextos, e as suas diferentes perspetivas. A análise temática abrange as perceções de seis gestores que trabalham nas seis organizações culturais em Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Companhia Nacional de Bailado, Teatro do Bairro Alto, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. A discussão dos resultados ilustra a reconhecida multiplicidade de missões, estruturas e condições de trabalho existente nas organizações culturais e na área da Comunicação Cultural, mas sobretudo identifica a existência de perspetivas sobre a matéria que se cruzam, independente dessa variedade de realidades de trabalho e de experiências profissionais. As conclusões apontam para um conjunto de temáticas transversais, como a necessidade de formação cultural, com especial foco em idades mais jovens; a falta generalizada de recursos financeiros para o trabalho profissional de qualidade na área; a existência de formas de desvalorização da profissão; o potencial não explorado e assente em formas inovadoras de comunicar a cultura; e uma grande oportunidade assente em dinâmicas de entreajuda, partilha de experiências e contatos que se manifestam espontaneamente entre profissionais da Comunicação Cultural, que traçam caminhos importantes por serem merecedoras de atenção, tanto na perspetiva profissional, assim como para futuras investigações.
This dissertation examines Communication in cultural organizations in Lisbon, analyzing and presenting the heterogeneity of realities in a context that has been relatively unexplored by the literature. The research design is based on a qualitative methodological approach, using semi- structured interviews with six active professionals from cultural organizations in various sectors, ranging from performing and visual arts to audiovisuals. The aim is to understand and explore the viewpoints and experiences of professionals in management roles related to Cultural Communication in their organizations, in order to present and analyze the diversity of contexts and their different perspectives. The thematic analysis encompasses the perceptions of six managers working in six cultural organizations in Lisbon: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Companhia Nacional de Bailado, Teatro do Bairro Alto, and Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. The discussion of the results reveals the multiplicity of missions, structures, and working conditions across cultural organizations and the field of Cultural Communication. Furthermore, it identifies converging perspectives on the subject, despite the diversity of work environments and professional experiences. The conclusions underscore several key themes, such as the need for cultural education, particularly with a focus on younger generations; the widespread lack of financial resources for high-quality professional work in the field; the undervaluation of the profession; the untapped potential for innovative approaches to communicating culture; and significant opportunities arising from mutual support, the sharing of experiences, and networking that spontaneously emerge among Cultural Communication professionals. These paths merit attention from both a professional and academic perspective in future research.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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