Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3397
Author(s): | Monteiro, Alcides A. |
Date: | Jun-2004 |
Title: | As iniciativas de desenvolvimento local e a diversidade das suas orientações |
Volume: | 8 |
Number: | 8 |
Pages: | 53-63 |
ISSN: | 1645-0639 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.7749/citiescommunitiesterritories.jun2004.008.art04 |
Keywords: | Desenvolvimento local IDL's Associações Tipologia |
Abstract: | Das Iniciativas de Desenvolvimento Local (IDL's) é hoje cada vez mms (re)conhecido o seu trabalho em prol do desenvolvimento de comunidades locais. As acções protagonizadas falam por si: apoio a grupos sociais desfavorecidos, lançamento de iniciativas de ordem social, económica e cultural, promoção da empregabilidade, incentivo à participação e ao empowerment, acção conjunta com os poderes autárquicos ... Menos conhecida é, contudo, a diversidade de orientações sobre as quais se tem fundado um plano de trabalho e de intervenção. O que as move? Que sentidos dominantes conferem à sua acção? Por que valores e representações pautam as suas escolhas em termos de prioridades para a intervenção? O presente texto resume algumas das conclusões extraídas de uma pesquisa para Doutoramento, que culminou com a apresentação da tese com o título "Associativismo e novos Laços Sociais: as Iniciativas de Desenvolvimento Local em Portugal". Centra-se, em particular na apresentação de uma tipologia identificando quatro perfis de IDL's, em função das orientações dominantes da sua acção: orientação instrumental, orientação parapública, orientação autónoma e solidária, e orientação militante. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cidades2004-8_Monteiro.pdf | 348,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.