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http://hdl.handle.net/10071/33915
Author(s): | Duarte, Tatiana Sofia Fragoso |
Advisor: | Velez, Maria João |
Date: | 11-Dec-2024 |
Title: | O efeito moderador das core self-evaluations na relação entre supervisão abusiva e motivação |
Reference: | Duarte, T. S. F. (2024). O efeito moderador das core self-evaluations na relação entre supervisão abusiva e motivação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33915 |
Keywords: | Liderança -- Leadership Supervisão abusiva Motivação Core self-evaluations Organização Abusive supervision Motivation Fundamental self-assessments Organization |
Abstract: | A liderança é um dos pilares de sobrevivência de uma organização. Considerando que as suas formas negativas são um tema pouco explorado, o objetivo desta pesquisa é identificar a relação da supervisão abusiva e da motivação em contexto organizacional e qual o impacto que as core self-evaluations têm nessa relação que se estabelece. O presente estudo utilizou a metodologia quantitativa, através de um questionário online com 244 participantes. Foram utilizadas a escala de supervisão abusiva de Tepper (2000), a adaptação de Martins et al., (2015) da Core Self-Evaluations Scale elaborada por Judge et al., (2013) e a Multi-Moti de Ferreira et al., (2006) e, para analisar os resultados, recorreu-se ao SPSS Statistics. Os resultados desta investigação indicam uma correlação negativa significativa entre a supervisão abusiva e a motivação, sugerindo que comportamentos abusivos reduzem a motivação intrínseca. Além disso, mesmo com o efeito de interação em diferentes níveis de CSE, a relação mostrou-se sempre significativa, o que revela que, neste caso, as CSE não atuam como moderadora. Assim, estes resultados reforçam a necessidade, por parte das organizações, da criação de ambientes de trabalho saudáveis, capazes de mitigar os impactos de estilos de liderança destrutivos. Leadership is one of the pillars of an organization's survival. Considering that its negative forms are a little explored topic, the objective of this research is to identify the relationship between abusive supervision and motivation in an organizational context and what impact core self-evaluations have on this relationship that is established. The present study used quantitative methodology, through an online questionnaire with 244 participants. The abusive supervision scale by Tepper (2000), the adaptation by Martins et al., (2015) of the Core Self-Evaluations Scale developed by Judge et al., (2013) and the Multi-Moti by Ferreira et al., (2006) were used and, to analyze the results, SPSS Statistics was used. The results of this investigation indicate a significant negative correlation between abusive supervision and motivation, suggesting that abusive behaviors reduce intrinsic motivation. Furthermore, even with the interaction effect at different levels of CSE, the relationship was always significant, which reveals that, in this case, CSE does not act as a moderator. Thus, these results reinforce the need for organizations to create healthy work environments, capable of mitigating the impacts of destructive leadership styles. |
Department: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Degree: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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