Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33893
Autoria: Chaveiro, Patrícia Galvoeira
Orientação: Vieira, Jorge
Sepúlveda, Rita
Data: 13-Dez-2024
Título próprio: Estratégias de comunicação digital no Instagram e o papel dos seguidores no desenvolvimento da marca Flair by MR
Referência bibliográfica: Chaveiro, P. G. (2024). Estratégias de comunicação digital no Instagram e o papel dos seguidores no desenvolvimento da marca Flair by MR [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33893
Palavras-chave: Instagram
Media sociais -- Social media
Comunicação digital
Engagement
Consumidor -- Consumer
Comunidade online
Estratégias de comunicação
Digital communication
Communication strategies
Resumo: A presente dissertação explora o papel dos seguidores e consumidores e no quadro da comunicação digital, com foco específico nas estratégias utilizadas no Instagram para o desenvolvimento da marca Flair by MR. Com o aumento do consumo online, as marcas enfrentam o desafio de se destacar num ambiente digital competitivo. É neste sentido que esta investigação pretende, com recurso à entrevista e aos métodos digitais, compreender como o seguidor/consumidor e a comunicação no Instagram influenciam a construção e a perceção das marcas online, utilizando a marca portuguesa de vestuário Flair by MR, como objeto de estudo. Para tal, recorreu-se à análise temática para categorizar e interpretar os dados. Foi depois desenvolvido e aplicado ao conjunto de publicações recolhidas, um livro de códigos composto por 9 dimensões de análise. Os resultados indicam que a marca Flair by MR adota diversas estratégias no Instagram para promover o engagement dos consumidores, como conteúdos visuais interativos, parcerias com outras marcas e a promoção de conteúdos criados pelos utilizadores. Tais práticas fortalecem a imagem da marca e fomentam uma comunidade online ativa e leal. A autenticidade, embora por vezes mais ou menos encenada (Banet-Weiser, 2012), e a interação contínua com os seguidores revelam-se fatores essenciais para o desenvolvimento de um relacionamento duradouro e de confiança. De um modo geral, verificou-se que a análise destaca a importância do envolvimento dos consumidores no desenvolvimento da marca, onde estes desempenham o papel de co-criadores de conteúdo, influenciando as estratégias e contribuindo para a evolução contínua da marca.
This dissertation explores the role of followers and consumer within the framework of digital communication, with a specific focus on the strategies used on Instagram for the development of the brand Flair by MR. With the rise of online consumption, brands face the challenge of standing out in a competitive digital environment. In this context, this investigation aims, through interviews and digital methods, to understand how the consumer and communication on Instagram influence the construction and perception of brands online, using the Portuguese clothing brand Flair by MR as a case study. To achieve this, thematic analysis was employed to categorize and interpret the data. Subsequently, a codebook consisting of nine dimensions of analysis was developed and applied to the collected set of publications. The results indicate that the brand Flair by MR adopts various strategies on Instagram to promote consumer engagement, such as interactive visual content, partnerships with other brands, and the promotion of user-generated content. Such practices strengthen the brand image and foster an active and loyal online community. Authenticity, although sometimes more or less staged (Banet-Weiser, 2012), and continuous interaction with followers prove to be essential factors for the development of a lasting and trusting relationship. Overall, the analysis highlights the importance of consumer involvement in brand development, where consumers act as co-creators of content, influencing strategies and contributing to the brand's continuous evolution.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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