Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33817
Autoria: Reynaud, Teresa Vaz
Orientação: Pereira, Rúben Filipe de Sousa
Data: 18-Nov-2024
Título próprio: Generative artificial intelligence for education: The present and the future
Referência bibliográfica: Reynaud, T. V. (2024). Generative artificial intelligence for education: The present and the future [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33817
Palavras-chave: Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Generative AI
Educação -- Education
AI in education
Systematic literature review
IA generativa
IA na educação
Revisão sistemática da literatura
Resumo: The advancements in generative artificial intelligence (genAI) technologies, such as ChatGPT, DALL-E, Bing AI, and Copilot, have significantly disrupted various sectors, including education. These tools are capable of generating human-like content and present opportunities and challenges for education. This study conducted a systematic literature review (SLR) of 121 peer-reviewed articles published between 2018 and 2023, offering a comprehensive overview of the current research on genAI in education. It explores the applications and benefits, limitations, risks and concerns, the educational levels addressed, future recommendations, and the genAI tools mentioned in the literature. The findings reveal that genAI has the potential to transform education by offering personalised learning experiences, real-time feedback, and support for educators in lesson planning and content generation. On the other hand, significant concerns have emerged, including the risk of academic dishonesty, over-reliance on AI tools, and a potential decline in students' critical thinking and problemsolving skills. Additionally, issues related to misinformation, biased content, and ethical considerations emphasise the need for a cautious and well-regulated integration of genAI in educational settings. Recommendations are provided for institutions to integrate these tools while mitigating associated risks effectively. This includes incorporating AI into the curriculum, updating assessment methods to prevent academic misconduct, and encouraging a balanced use of technology that complements traditional teaching practices. This research offers a valuable perspective on the evolving role of genAI in education, providing insights for educators, institutions, and researchers.
O crescimento da inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, DALL-E, Bing AI e Copilot, tem demonstrado um impacto significativo em diversos setores, incluindo a educação. Estas ferramentas capazes de gerar conteúdo semelhante ao produzido por humanos, apresentam tanto oportunidades quanto desafios para a educação. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura, com um conjunto de 121 artigos publicados entre 2018 e 2023, oferecendo uma visão abrangente da IA generativa na educação. Explora as aplicações e benefícios, as limitações, riscos e preocupações, os níveis de educação abordados e recomendações futuras, assim como as ferramentas mencionadas. Os resultados revelam que a IA generativa tem o potencial de transformar a educação, possibilitando uma aprendizagem personalizada, feedback em tempo real e suporte para os educadores no planeamento de aulas e criação de material. No entanto, surgiram preocupações como o risco de desonestidade académica, a dependência excessiva nestas ferramentas e um possível declínio nas competências de pensamento crítico e resolução de problemas. Questões como informação falsa, conteúdo tendencioso e considerações éticas reforçam a necessidade de uma integração cautelosa da IA. São fornecidas recomendações para que as instituições de ensino integrem estas ferramentas, ao mesmo tempo que mitigam os riscos associados. Isto inclui a incorporação de IA no currículo, a inovação dos métodos de avaliação e a promoção de um uso equilibrado da tecnologia que complemente as práticas de ensino tradicionais. Esta investigação oferece uma perspetiva valiosa sobre a IA generativa na educação, proporcionando insights para educadores, instituições e investigadores.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Designação do grau: Mestrado em Informática e Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_teresa_vaz_reynaud.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.