Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33817
Autoria: | Reynaud, Teresa Vaz |
Orientação: | Pereira, Rúben Filipe de Sousa |
Data: | 18-Nov-2024 |
Título próprio: | Generative artificial intelligence for education: The present and the future |
Referência bibliográfica: | Reynaud, T. V. (2024). Generative artificial intelligence for education: The present and the future [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33817 |
Palavras-chave: | Inteligência artificial -- Artificial intelligence Generative AI Educação -- Education AI in education Systematic literature review IA generativa IA na educação Revisão sistemática da literatura |
Resumo: | The advancements in generative artificial intelligence (genAI) technologies, such as ChatGPT, DALL-E,
Bing AI, and Copilot, have significantly disrupted various sectors, including education. These tools are
capable of generating human-like content and present opportunities and challenges for education.
This study conducted a systematic literature review (SLR) of 121 peer-reviewed articles published
between 2018 and 2023, offering a comprehensive overview of the current research on genAI in
education. It explores the applications and benefits, limitations, risks and concerns, the educational
levels addressed, future recommendations, and the genAI tools mentioned in the literature.
The findings reveal that genAI has the potential to transform education by offering personalised
learning experiences, real-time feedback, and support for educators in lesson planning and content
generation. On the other hand, significant concerns have emerged, including the risk of academic
dishonesty, over-reliance on AI tools, and a potential decline in students' critical thinking and problemsolving
skills. Additionally, issues related to misinformation, biased content, and ethical considerations
emphasise the need for a cautious and well-regulated integration of genAI in educational settings.
Recommendations are provided for institutions to integrate these tools while mitigating
associated risks effectively. This includes incorporating AI into the curriculum, updating assessment
methods to prevent academic misconduct, and encouraging a balanced use of technology that
complements traditional teaching practices. This research offers a valuable perspective on the evolving
role of genAI in education, providing insights for educators, institutions, and researchers. O crescimento da inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, DALL-E, Bing AI e Copilot, tem demonstrado um impacto significativo em diversos setores, incluindo a educação. Estas ferramentas capazes de gerar conteúdo semelhante ao produzido por humanos, apresentam tanto oportunidades quanto desafios para a educação. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura, com um conjunto de 121 artigos publicados entre 2018 e 2023, oferecendo uma visão abrangente da IA generativa na educação. Explora as aplicações e benefícios, as limitações, riscos e preocupações, os níveis de educação abordados e recomendações futuras, assim como as ferramentas mencionadas. Os resultados revelam que a IA generativa tem o potencial de transformar a educação, possibilitando uma aprendizagem personalizada, feedback em tempo real e suporte para os educadores no planeamento de aulas e criação de material. No entanto, surgiram preocupações como o risco de desonestidade académica, a dependência excessiva nestas ferramentas e um possível declínio nas competências de pensamento crítico e resolução de problemas. Questões como informação falsa, conteúdo tendencioso e considerações éticas reforçam a necessidade de uma integração cautelosa da IA. São fornecidas recomendações para que as instituições de ensino integrem estas ferramentas, ao mesmo tempo que mitigam os riscos associados. Isto inclui a incorporação de IA no currículo, a inovação dos métodos de avaliação e a promoção de um uso equilibrado da tecnologia que complemente as práticas de ensino tradicionais. Esta investigação oferece uma perspetiva valiosa sobre a IA generativa na educação, proporcionando insights para educadores, instituições e investigadores. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Informática e Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_teresa_vaz_reynaud.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.