Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33656
Author(s): Carone, R. R.
Gaspar, S.
Matias, A. R.
Lotta, G. S.
Date: 2025
Title: “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 107
Pages: 103 - 128
Reference: Carone, R. R., Gaspar, S., Matias, A. R., & Lotta, G. S. (2025). “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (107), 103-128. https://doi.org/10.7458/SPP202510734509
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP202510734509
Keywords: Burocratas de nível de rua
Professores
Categorização
Português língua pluricêntrica
Alunos de origem imigrante brasileira
Abstract: Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_108321.pdf214,42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.