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http://hdl.handle.net/10071/33281
Author(s): | Fonseca, Mariana Matos |
Advisor: | Ramos, Pedro de Paula Nogueira Moro, Sérgio Miguel Carneiro |
Date: | 5-Nov-2024 |
Title: | Otimização do planeamento curricular: Análise do desempenho escolar de estudantes de informática |
Reference: | Fonseca, M. M. (2024). Otimização do planeamento curricular: Análise do desempenho escolar de estudantes de informática [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33281 |
Keywords: | Sucesso académico Ensino superior -- Higher education Data mining -- Desempenho dos estudantes Academic success Student performance |
Abstract: | Esta dissertação investiga as inscrições de alunos em licenciaturas numa universidade pública, de forma a detetar padrões no desempenho escolar de estudantes, relacionando-os com áreas científicas. Utilizando ferramentas estatísticas e de análise de dados, e após entrevistas com os coordenadores das licenciaturas, concluiu-se que áreas como Informática Aplicada, Multimédia, Gestão Estratégica e Business Intelligence apresentam os melhores desempenhos, com notas mais homogéneas e medianas que entre 13 e 15,5 valores. Contrariamente, áreas como Redes, Matemática, Física e Eletromagnetismo, Contabilidade e Finanças e Sistemas Operativos tendem a apresentar desempenhos mais baixos e maior variabilidade, com medianas entre 10,5 e 12 valores, sendo Redes uma área que implica maior dificuldade para os alunos dos vários cursos. A análise revela relações significativas entre disciplinas, e indica que os alunos têm mais dificuldades na área de Informática comparativamente a Gestão. Introdução à Programação é uma unidade curricular essencial no bom desempenho dos alunos das diferentes licenciaturas. É possível concluir que os “bons alunos” são consistentes no seu bom desempenho nas diferentes unidades curriculares, sendo que os horários diurnos apresentam melhores resultados e maior homogeneidade. This dissertation investigates the enrollment of undergraduate students at a public university to detect patterns of student performance and relate them to scientific areas. Using statistical and data analysis tools, and after interviews with the degree coordinators, it was concluded that areas such as Applied Computing, Multimedia, Strategic Management and Business Intelligence show the best performance, with more homogeneous grades and medians between 13 and 15.5. On the contrary, areas such as Networking, Mathematics, Physics and Electromagnetism, Accounting and Finance and Operating Systems tend to show lower performance and greater variability, with medians between 10.5 and 12 points, with Networking being an area of greater difficulty for students on the various courses. The analysis reveals significant relationships between subjects and indicates that students have more difficulties in Computing compared to Management. Introduction to Programming is an essential curricular unit in the good performance of students in the different degrees. It can be concluded that the “good students” are consistent in their good performance in the different curricular units, with the daytime timetables showing better results and greater homogeneity. |
Department: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Degree: | Mestrado em Ciência de Dados |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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