Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/33256
Author(s): | Pinto, João Pinho Ferreira |
Advisor: | Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Gouveia, Célia Maria Carvalho |
Date: | 17-Dec-2024 |
Title: | Análise de desempenho no Instagram: Os números dos clubes da segunda e terceira divisão do futebol português na época 2023/24 |
Reference: | Pinto, J. P. F. (2024). Análise de desempenho no Instagram: Os números dos clubes da segunda e terceira divisão do futebol português na época 2023/24 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33256 |
Keywords: | Marketing -- Marketing Media sociais -- Social media Comunicação -- Communication Clube desportivo -- Sports club Futebol Indicadores de desempenho -- Performance indicators Football |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho dos clubes do segundo e terceiro
escalão do futebol em Portugal na rede social Instagram. Para isso, a partir da revisão da
literatura, foram identificadas as questões de investigação que orientaram a condução do estudo.
Os procedimentos metodológicos são informados pela investigação quantitativa. A amostra é
composta por 30 clubes das segunda e terceira divisão do futebol português. A recolha de dados
ocorreu no espaço temporal entre 1 de agosto de 2023 e 1 de agosto de 2024, com recurso à
ferramenta analítica ‘Not Just Analytics’. Utilizamos seis diferentes métricas para medir o
desempenho dos clubes no Instagram. Os dados indicam que diferentes equipas se destacam
em métricas distintas, evidenciando pontos fortes variados entre elas. Considerando o conjunto
integrado de todas as métricas, foi possível identificar quais clubes alcançam um desempenho
globalmente superior nas suas páginas de Instagram, proporcionando uma visão consolidada e
respondendo diretamente ao objetivo central deste estudo. This study aims to analyse the performance of second and third division football clubs in Portugal on the social network Instagram. To this end, based on the literature review, the research questions that guided the study were identified. The methodological approach is based on quantitative research. The sample consisted of 30 clubs from the second and third divisions of Portuguese football. Data collection took place between 1 August 2023 and 1 August 2024, using the analytical tool ‘Not Just Analytics’. We used six different metrics to measure the performance of the clubs on Instagram. The data shows that different teams excel in different metrics, with varying strengths between them. Considering the integrated set of all the metrics, it was possible to identify which clubs achieve a globally superior performance on their Instagram pages, providing a consolidated view and directly answering the central objective of this study. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Master_joao_ferreira_pinto.pdf Restricted Access | 2,51 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.