Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33252
Autoria: Posheliuznaia, Anastasiia
Orientação: Dias, Álvaro
Buttigieg, Noel
Data: 26-Set-2024
Título próprio: Understanding the impact of authentic local cuisine on tourist satisfaction and revisit intention: The case of the Ural Region of Russia
Referência bibliográfica: Posheliuznaia, A. (2024). Understanding the impact of authentic local cuisine on tourist satisfaction and revisit intention: The case of the Ural Region of Russia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33252
Palavras-chave: Authentic local cuisine
Destination branding
Destination image
Tourist satisfaction
Revisit intention
Culinária local autêntica
Marca do destino
Imagem do destino
Satisfação do turista
Intenção de revisita
Resumo: This research explores the role of gastronomy, particularly authentic local cuisine, in destination branding and image, and its impact on tourist satisfaction and revisit intention. The study's importance lies in understanding how local cuisine experiences can enhance a destination's appeal, thereby promoting sustainable tourism. Utilizing a conceptual model, this research examines the relationships between authentic local cuisine, destination image, destination branding, tourist satisfaction, and revisit intention. Through empirical analysis, the findings confirm that authentic local cuisine significantly enhances tourist satisfaction. Additionally, destination branding, and destination image are found to be partial mediators in the relationship between authentic local cuisine and tourist satisfaction. These results underscore the necessity of preserving culinary authenticity and strategically promoting a destination's unique image to improve visitor experiences and encourage repeat visits. The study provides valuable insights for destination marketers and policymakers, highlighting the competitive advantage of leveraging authentic cuisine as an effective branding strategy and offering practical steps to enhance tourist satisfaction and revisit intention.
Esta pesquisa explora o papel da gastronomia, particularmente a culinária local autêntica, na marca e imagem do destino, e seu impacto na satisfação do turista e na intenção de revisita. A importância do estudo reside em entender como as experiências culinárias locais podem aumentar o apelo de um destino, promovendo assim o turismo sustentável. Utilizando um modelo conceitual, esta pesquisa examina as relações entre a culinária local autêntica, a imagem do destino, a marca do destino, a satisfação do turista e a intenção de revisita. Através de uma análise empírica, os resultados confirmam que a culinária local autêntica aumenta significativamente a satisfação do turista. Além disso, a marca do destino e a imagem do destino são mediadores parciais na relação entre a culinária local autêntica e a satisfação do turista. Esses resultados destacam a necessidade de preservar a autenticidade culinária e promover estrategicamente a imagem única de um destino para melhorar as experiências dos visitantes e incentivar visitas repetidas. O estudo fornece insights valiosos para os responsáveis pelo marketing e formuladores de políticas de destinos, destacando a vantagem competitiva de aproveitar a culinária autêntica como uma estratégia de branding eficaz e oferecendo passos práticos para melhorar a satisfação do turista e a intenção de revisita.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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master_posheliuznaia_anastasiia.pdf
  Until 2026-09-26
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