Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33040
Autoria: Gomes, Inês Filipa Frota
Orientação: Santos, Susana
Data: 6-Dez-2024
Título próprio: Personalização e populismo: Presença do partido Chega "vs" André Ventura no TikTok (Legislativas 2024)
Referência bibliográfica: Gomes, I. F. F. (2024). Personalização e populismo: Presença do partido Chega "vs" André Ventura no TikTok (Legislativas 2024) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33040
Palavras-chave: Partido Chega
André Ventura
TikTok
Personalização
Populismo -- Populism
Política -- Politics
Far-right party
Chega Party
Personalisation
Resumo: Com o crescimento dos partidos de extrema-direita na Europa, tornou-se interessante analisar como estes movimentos utilizam as redes sociais para expandir a sua base de apoio, e influenciar a opinião pública. O TikTok, em particular, apareceu como uma ferramenta dominante, devido ao seu formato de vídeos curtos e dinâmicos. Na presente dissertação, foi analisado como o Partido Chega utilizou o TikTok como ferramenta de campanha para as eleições legislativas de 2024. Foi tido em conta os conteúdos publicados na página oficial do partido Chega e na página pessoal do candidato, André Ventura, durante o período de campanha eleitoral. Os resultados observados evidenciam a existência de personalização nas duas páginas e uma abordagem temática característica de um partido populista, porém comunicados de formas distintas.
With the rise of far-right parties in Europe, it is relevant to analyse how these movements make use of digital networks to expand their support base and influence public opinion. TikTok, in particular, has emerged as a dominant tool, due to its engaging format of short, dynamic videos. This dissertation analyses how one far-right party in Portugal, Chega, used TikTok as a campaign tool for the 2024 parliamentary elections. The content published on the Chega party's official TikTok page and on the personal page of the candidate, André Ventura, during the election campaign period was taken into account for the analysis. The results prove the existence of personalisation on both pages and a thematic approach characteristic of a populist party, however communicated in distinct ways.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Novos Media
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_frota_gomes.pdf
  Restricted Access
1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons