Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33040
Author(s): Gomes, Inês Filipa Frota
Advisor: Santos, Susana
Date: 6-Dec-2024
Title: Personalização e populismo: Presença do partido Chega "vs" André Ventura no TikTok (Legislativas 2024)
Reference: Gomes, I. F. F. (2024). Personalização e populismo: Presença do partido Chega "vs" André Ventura no TikTok (Legislativas 2024) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33040
Keywords: Partido Chega
André Ventura
TikTok
Personalização
Populismo -- Populism
Política -- Politics
Far-right party
Chega Party
Personalisation
Abstract: Com o crescimento dos partidos de extrema-direita na Europa, tornou-se interessante analisar como estes movimentos utilizam as redes sociais para expandir a sua base de apoio, e influenciar a opinião pública. O TikTok, em particular, apareceu como uma ferramenta dominante, devido ao seu formato de vídeos curtos e dinâmicos. Na presente dissertação, foi analisado como o Partido Chega utilizou o TikTok como ferramenta de campanha para as eleições legislativas de 2024. Foi tido em conta os conteúdos publicados na página oficial do partido Chega e na página pessoal do candidato, André Ventura, durante o período de campanha eleitoral. Os resultados observados evidenciam a existência de personalização nas duas páginas e uma abordagem temática característica de um partido populista, porém comunicados de formas distintas.
With the rise of far-right parties in Europe, it is relevant to analyse how these movements make use of digital networks to expand their support base and influence public opinion. TikTok, in particular, has emerged as a dominant tool, due to its engaging format of short, dynamic videos. This dissertation analyses how one far-right party in Portugal, Chega, used TikTok as a campaign tool for the 2024 parliamentary elections. The content published on the Chega party's official TikTok page and on the personal page of the candidate, André Ventura, during the election campaign period was taken into account for the analysis. The results prove the existence of personalisation on both pages and a thematic approach characteristic of a populist party, however communicated in distinct ways.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Gestão de Novos Media
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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