Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/32936
Author(s): | Correia, Tomé de Pater |
Advisor: | Pedro, Nuno Alexandre Guerreiro |
Date: | 24-Oct-2024 |
Title: | Plano de negócios da implementação de um novo sistema de gestão numa empresa do ramo de aluguer de automóveis |
Reference: | Correia, T. de P. (2024). Plano de negócios da implementação de um novo sistema de gestão numa empresa do ramo de aluguer de automóveis [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32936 |
Keywords: | Plano de negócio -- Business plan Eficiência operacional Sustentabilidade -- Sustainability Redução de custos -- Cost reduction Redução de erros Motivação Operational efficiency Error reduction |
Abstract: | A presente tese detalha um plano de negócios para a implementação de um novo sistema de gestão numa empresa de aluguer de automóveis, em que os objetivos principias consistem na redução dos custos, no aumento da satisfação e fidelização dos clientes e na melhoria da eficiência e sustentabilidade empresarial.
Para o efeito foi elaborada uma revisão de literatura sobre temáticas como uma breve apresentação da indústria de rent-a-car. Depois foi feita uma análise da importância da informação nas organizações, uma introdução aos sistemas de informações e tecnologias de informação e como impactam as empresas, a transformação digital nas organizações e os desafios que traz, e por fim foram definidos os conceitos de inovação e sustentabilidade.
Em seguida, é apresentada uma análise externa mais especifica da indústria e interna. Iniciou-se pelas análises das 5 forças de Porter, e definição dos principais concorrentes, de seguida, foi dada uma breve apresentação da empresa e do software atual em que opera. Ainda foi definida a estratégia que vai ser implementada e criado um quadro com a análise Swot deste projeto.
Por fim, para complementar o projeto, foi elaborado uma estratégia de marketing, o plano operacional, cronograma operacional e plano financeiro.
Este negócio apresenta uma oportunidade de negócio viável. This present thesis outlines a business plan for implementing a new management system in a car rental company, aiming to reduce operational costs, improve the company's efficiency, increase customer satisfaction and loyalty, and enhance the company's sustainability. To achieve this, a literature review was conducted on a brief overview of the car rental industry, and its current state globally and in Europe. Following this, an analysis was carried out on the importance of information in organizations, an introduction to information systems and information technologies and their impact on companies, digital transformation in organizations and the challenges it brings, and finally, the concepts of innovation and sustainability were discussed. Next, a more specific external and internal analysis of this industry is presented. The analysis began with Porter's Five Forces, competitor analysis, company analysis, the current software the company operates, strategy analysis, and a SWOT analysis of this project. Finally, a marketing strategy, operational plan, operational schedule, and financial plan were developed to complement the project. This business presents a viable business opportunity. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_tome_pater_correia.pdf Restricted Access | 969,51 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License