Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32734
Author(s): Crisóstomo, Sofia Alexandra Sousa
Advisor: Portela, Sofia Lopes
Grilo, Teresa Sofia
Date: 24-Oct-2024
Title: Melhoria da gestão da lista de inscritos para cirurgia do Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria
Reference: Crisóstomo, S. A. S. (2024). Melhoria da gestão da lista de inscritos para cirurgia do Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32734
Keywords: Listas de espera -- Waiting lists
Guideline cirúrgica
Gestão cirúrgica
Gestão hospitalar
Queue
Surgical guideline
Surgical management
Hospital management
Abstract: Os elevados tempos de espera para realização de cirurgia, associados às vastas listas de inscritos são um problema que afeta largamente a população de Portugal. Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo a melhoria da gestão de lista de inscritos para cirurgia (LIC) do Serviço de Cirurgia Geral (SCG) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL). Analisaram-se todas as entradas de utentes nas listas de inscritos para cirurgia do serviço entre os anos 2019 e 2022, excetuando o ano de 2020 devido à pandemia Covid-19, totalizando 9491 utentes inscritos. Foram também realizadas entrevistas com os diretores dos três serviços envolvidos com a finalidade de percecionar os reais problemas sentidos na gestão do bloco operatório e possíveis propostas a implementar. Os resultados evidenciam como principais problemas a incorreta colocação de utentes em LIC, o elevado número de cancelamentos de utentes inscritos em LIC a que este serviço é sujeito, sendo que mais de metade deles deve-se à transferência de utentes para outras instituições de saúde (através de vale de cirurgia) e ainda o elevado número de desistências dos utentes. As propostas de melhoria incidem na realização de normas de orientação para inserção de utentes em LIC, na implementação de um agendamento mais atempado e de sistema de lembretes. É ainda proposta a consciencialização dos utentes sobre todo o processo cirúrgico e consequência do cancelamento de cirurgia.
The long waiting times for surgery, associated with large registration lists, are a problem that widely affects the population of Portugal. In this sense, the main objective of this work is to improve the management of the surgery registration list of the General Surgery Service of the Local Health Unit of the Leiria Region. All user entries on the service's surgery registration lists between 2019 and 2022 were analyzed, except for 2020 due to the Covid-19 pandemic, totaling 9491 registered users. Interviews were also carried out with the directors of the three services involved to understand the real problems experienced in the management of the surgical center and possible proposals to be implemented. The results highlight the main problems being the incorrect placement of users in LIC, the high number of cancellations of users registered in LIC to which this service is subjected, more than half of which are due to the transfer of users to other health institutions (through of surgery vouchers) and the high number of users dropping out. The improvement proposals focus on creating guidelines for inserting users into LIC, implementing more timely scheduling and a reminder system. It is also proposed to raise awareness among users about the entire surgical process and the consequences of surgery cancellation.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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