Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/3266
acessibilidade
Title: A gestão da inovação : plano de negócio para uma nova empresa
Authors: Baia, Fernando Miguel Pereira
Orientador: Pedro, José Maria
Keywords: Gestão
Inovação
Plano
Negócios
Serviços
Innovation
Management
Business
Plan
Services
Issue Date: 2010
Citation: BAIA, Fernando Miguel Pereira - A gestão da inovação : plano de negócio para uma nova empresa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3266>.
Abstract: O presente trabalho pretende ser uma análise de viabilidade de uma nova empresa de serviços de gestão da inovação. A visão desta empresa é ser a principal referência nacional no apoio às empresas a definir e a gerir os processos de inovação. Para trabalhar a oferta distintiva da empresa face ao mercado realiza-se uma análise da componente de inovação nas empresas recorrendo a Amidon (1997) e a Moore (2006). De seguida, estuda-se como garantir a correcta execução da estratégia dentro da própria organização – com recurso a Kaplan & Norton (1992). Em seguida, são analisadas a componente interna e externa da competitividade da empresa, com recurso a uma análise SWOT e a estudos de âmbito europeu para identificar as tendências do mercado. Em particular realizou-se um inquérito a 50 empresas para determinar o estado da arte da sua inovação. Para a análise do meio envolvente usou-se o modelo das cinco forças de Porter (1997). Com base nos elementos anteriores é delineada uma estratégia com recurso a Kaplan & Norton (1992), complementado com análise financeira. No final do trabalho recorre-se ao VAL – Valor Actual Líquido para aferir a remuneração esperada do investidor na empresa.
This document intends to analyze the feasibility of a new service company. The vision of this new company is to become the reference on helping their customers defining and managing innovation processes. This project will use Amidon (1997) and Moore (2006) contributions. Afterwards, there will be a study on how to ensure the correct strategy execution within the organization, using the works of Kaplan & Norton (1992). The project competitiveness is studied using a SWOT analysis and some European studies on market trends. A 50 company’s survey was conducted to determine their innovation status. Porter’s (1997) five forces model is used to analyze the company’s environment. Afterwards, a strategy will be defined using Kaplan & Norton (1992) contribution. The last part of this Project, after financial analysis, estimates the expected payback for an investor using the NPV - Net Present Value.
Description: JEL Classification System: O320 - Management of Technological Innovation and R&D; M130 – New firms, startups
URI: http://hdl.handle.net/10071/3266
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
A Gestão da inovação – Plano de negócio para uma nova empresa.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.