Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3245
Autoria: Soares, Ana Cristina
Orientação: Dionísio, Pedro
Data: 2010
Título próprio: Caso: Público - a comunicação na era da mudança
Referência bibliográfica: Soares, Ana Cristina - Caso: Público - a comunicação na era da mudança [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3245>.
Palavras-chave: posição competitiva
diferenciação
inovação
multimedia
multiplataformas
Resumo: O trabalho apresentado consiste na análise de um caso empresarial e sua envolvente no sector da comunicação social, propondo um conjunto de actividades centradas na imprensa diária e na produção de conteúdos informativos diferenciados e de qualidade a disponibilizar em múltiplas plataformas, numa fase de reflexão estratégica crucial à viabilização do modelo de negócio. O tema em apreciação é comum à imprensa em geral mas são caracterizadas as especificidades do Público que justificam algumas das medidas apontadas, nomeadamente no que respeita ao estabelecimento de parcerias com outros canais de media, para ganho recíproco de complementaridades, dimensão e eficiência, com vista a aumentar a rentabilidade. O ponto de partida é, assim, a avaliação e proposta de implementação de um conjunto de acções de estratégia de gestão, de gestão de marketing e de empreendedorismo cooperativo. Designadamente, preconiza-se uma estratégia de crescimento em produtos multi-formato e multi-plataforma, de modo a potenciar a captura de valor através das novas plataformas de comunicação e atenuar o decrescimento dos resultados do jornal em papel, vector que neste momento ainda representa 90% do volume de negócios e da rentabilidade. No papel, atenta a segmentação definida, o Público optou pela focagem na diferenciação da produção de conteúdos informativos, potenciando a reputação de rigor e qualidade da marca, sem pressionar os preços em baixa mas, enquanto challenger, através de valores promocionais e novos produtos (cartão cliente, lusofonia, assinatura por temas, associação a novos suportes multimédia, webTV) com que desafiará o mercado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CASO PUBLICO - A Comunicação na Era da Mudança 2010.pdf
  Restricted Access
5,17 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.