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http://hdl.handle.net/10071/32426
Autoria: | Gu Hao |
Orientação: | Fernandes, Alexandra Lu Ruoyu |
Data: | 8-Jul-2024 |
Título próprio: | The impact of professional training in technology-based SMEs on the turnover intention of R&D personnel |
Referência bibliográfica: | Gu Hao (2024). The impact of professional training in technology-based SMEs on the turnover intention of R&D personnel [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32426 |
Palavras-chave: | R&D personnel Professional training Turnover intention Job embeddedness Employee characteristics Pessoal de pesquisa e desenvolvimento Treinamento profissional Intenção de rotatividade Imersão no trabalho Características do funcionário |
Resumo: | To investigate the impact of professional training on the turnover intention of R&D personnel in technology-based SMEs, this thesis introduced job embeddedness as a mediating variable and considered gender, educational level, and employee hierarchy as moderating variables. Based on 623 survey questionnaires from 65 enterprises, a structural equation model was established to analyze the findings. The results indicated that professional training had a significant negative impact on turnover intention through job embeddedness. The effect of professional training was significant for male employees but not for female employees. The effect of professional training became less significant as educational level increased. Professional training had a significant effect on middle-level employees but not on grassroots and senior-level employees. This thesis inspired differentiated research on professional training, enriched the application context of job embeddedness theory, and attempted to measure training variables through subjective and objective dimensions. Para investigar o impacto da formação profissional na rotatividade do pessoal de I&D em PMEs no domínio da tecnologia, esta investigação introduziu o conceito de "embeddedness" no trabalho como variável mediadora e considerou o género, o nível educacional e a hierarquia do empregado como variáveis moderadoras. Tendo por base em 623 questionários realizados a 65 empresas, foi estabelecido um modelo de equações estruturais para analisar os resultados. Ao efetuar a análise dos resultados observou-se que a formação profissional influenciou significativamente de forma negativa a intenção de rotatividade através do "embeddedness" no trabalho. O efeito da formação profissional foi significativo para os empregados do sexo masculino, mas não para os do sexo feminino. Com o aumento do nível educacional, a importância do efeito da formação profissional diminuiu. A formação profissional teve um efeito significativo nos empregados de nível médio, mas não empregados da base e empregados de topo. Em conclusão, esta investigação permitiu pesquisas diferenciadas sobre formação profissional, enriqueceu o contexto de aplicação da teoria do "embeddedness" no trabalho e tentou medir as variáveis de formação através de dimensões subjetivas e objetivas. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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