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http://hdl.handle.net/10071/3219
Autoria: | Nunes, J. P. S. |
Data: | Dez-2009 |
Título próprio: | Da cidade pedestre à metrópole do automóvel: uma aproximação à relação entre forma urbana e mobilidade espacial em Lisboa (1950-2001) |
Título e número da coleção: | DINÂMIA'CET-Working Papers |
Palavras-chave: | Metrópole Forma Urbana Mobilidade espacial Lisboa |
Resumo: | Nas últimas três décadas, as cidades europeias têm vindo a evidenciar um novo padrão de mobilidade espacial no qual a deslocação em automóvel assume um peso preponderante. Esta mudança tem sido entendida enquanto «transição urbana» (Wiel, 1999) – um processo que à maneira da transição demográfica traça a longa passagem da cidade pedestre à grande cidade ou metrópole onde o uso do automóvel é predominante. Esta tendência internacional encontra tradução na cidade de Lisboa e nos seus concelhos limítrofes. Os dados do Censos 2001 estabelecem que neste território a maioria das deslocações casa-trabalho realizadas por indivíduos activos tinha o automóvel como principal modo de deslocação. Com o objectivo compreender e explicar como é que este padrão de mobilidade se estabeleceu no território metropolitano de Lisboa, neste texto realiza-se uma aproximação ao fenómeno – a passagem de uma cidade pedestre a uma metrópole do automóvel – a partir da relação entre forma urbana e mobilidade espacial. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-WP - Working papers com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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