Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32174
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Jorge-
dc.contributor.advisorGomes, Rui Telmo-
dc.contributor.authorBaptista, Catarina do Rosário Duarte Galego-
dc.date.accessioned2024-08-08T10:16:11Z-
dc.date.available2024-08-08T10:16:11Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.date.submitted2024-07-
dc.identifier.citationBaptista, C. do R. D. G. (2024). As redes sociais online enquanto fontes de informação cultural [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32174por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32174-
dc.description.abstractEsta investigação tem como principal objetivo perceber de que forma as redes sociais online podem promover à participação em atividades culturais, enquanto fontes de informação cultural. Pretende-se, por isso, analisar como é que a divulgação de conteúdos culturais nas RSO pode resultar num maior interesse pelo público de cultura em envolver-se nestas práticas, e afirmarem-se como uma fonte de informação preferida para tomar conhecimento quanto à oferta cultural. Aqui faz-se a distinção entre conteúdos culturais, sob um ponto de vista de uma cultura mais “erudita”, e conteúdos lúdicos, tratando-se de eventos relacionados com o lazer. A estratégia metodológica consistiu num modelo misto de análise, através da técnica qualitativa de análise temática online, e da técnica quantitativa de inquérito por questionário também online, recorrendo-se a um estudo de caso sobre a página de Instagram da plataforma digital Lisboa Secreta. A análise temática visava perceber de que forma o "engagement" nos conteúdos culturais produzidos podem traduzir-se em interesse por atividades culturais; e o inquérito por questionário tencionava entender o papel das RSO enquanto fontes de informação cultural, e em que medida podem contribuir para uma maior participação cultural. Da análise temática, resultou uma amostra de 217 "posts" do Instagram da página, após 2 meses de recolha; e do inquérito por questionário alcançou-se uma amostra de 165 respostas, findado 1 mês de recolha. No fim, verificou-se que plataformas como Lisboa Secreta têm um papel relevante como divulgadoras e promotoras de cultura, ou seja, como fontes de informação cultural; no entanto, com o estudo de caso, concluiu-se que são os conteúdos lúdicos que têm mais peso a nível de "engagement" e que são mais divulgados pela página.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand how online social networks can promote participation in cultural activities, as sources of cultural information. The aim, therefore, is to analyze how the dissemination of cultural content in OSN can result in more interest among the cultural public to get involved in these practices and assert themselves as a preferred source of information to learn about the cultural offer. Here it is made a distinction between cultural content, from the point of view of a more “erudite” culture, and recreational content, in the case of the case of leisure-related events. The methodological strategy consisted of a mixed model of analysis, using the qualitative technique of online thematic analysis, and the quantitative technique of online questionnaire survey, using a case study on the Instagram page of the digital platform Lisboa Secreta. The thematic analysis aimed to understand how engagement in the cultural content produced can translate into interest in cultural activities; and the questionnaire survey intended to understand the relevance of this type of pages in OSN as sources of cultural information, and to what extent they can contribute to greater participation and cultural consumption. The thematic analysis resulted in a sample of 217 Instagram posts from the page, after 2 months of collection; and the questionnaire survey resulted in a sample of 165 responses, after 1 month of collection. In the end, it was found that platforms specialized in disseminating cultural activities and events in OSN, such as Lisboa Secreta, play an important role as disseminators and promoters of culture that is, as sources of cultural information; however, with the case study, it was concluded that the ludic content has more weight in terms of engagement and is more publicized on the page.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectPráticas Culturaispor
dc.subjectConsumo cultural -- Cultural consumptionpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectOnline social networkspor
dc.subjectCultura -- Culturepor
dc.subjectCultural practicespor
dc.subjectFonte de informação -- Information sourcespor
dc.titleAs redes sociais online enquanto fontes de informação culturalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203662601por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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