Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32098
Autoria: Silva, Ana Sousa Guedes
Orientação: Passos, Ana M.
Costa, Patrícia
Data: 3-Jul-2024
Título próprio: How to develop your team to turn it into an active learner?: The influence of internal and external team mechanisms on team adaptive transfer
Referência bibliográfica: Silva, A. S. G. (2023). How to develop your team to turn it into an active learner?: The influence of internal and external team mechanisms on team adaptive transfer [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32098
Palavras-chave: Team adaptive transfer
Team active learning methodologies
Team training
Team
Transferência adaptativa de equipa
Metodologias aprendizagem ativa de equipa
Formação de equipas
Equipa
Resumo: The main goal of this thesis is to propose and analyze the construct of team adaptive transfer, to achieve that we developed a theoretical study and two empirical studies. Team adaptive transfer is the application of team knowledge and skills resulting from training to solve a completely new problem or deal with complex and unpredictable situations or problems in an interdependent and coordinated manner. First, through a conceptual study, we propose the construct of team adaptive transfer, as well as its main predictors. Study 2 explores the perspective of trainers and teachers who use team active learning methodologies, exposing the importance of transition and interpersonal processes and motivational emergent states for team adaptive transfer. Participants also refer to the importance of certain team characteristics, as well as contextual and organizational ones, for the success of this type of team learning. Study 3, we conducted an experimental study to test the effect of two team interventions on team adaptive transfer. The results demonstrated the effectiveness of team debriefing intervention. This work contributes to team and team training literatures, as it expands knowledge about the dynamics underlying team training with active learning interventions, and to the practice of work teams, professionals of team training and organizations, suggesting recommendations to incorporate this methodology into their team training plan.
A presente tese tem como objetivo principal propor e analisar o construto de transferência adaptativa de equipa, para tal recorremos a um estudo teórico e dois estudos empíricos. A transferência adaptativa de equipa é a aplicação do conhecimento e competências da equipa resultantes de um treino, para resolver um problema completamente novo ou lidar com situações ou problemas complexos e imprevisíveis, de uma maneira interdependente e coordenada. Em primeiro lugar, através de um estudo conceptual propomos o conceito de transferência adaptativa de equipa, bem como os seus principais preditores. O estudo 2 explora a perspetiva de formadores e professores que utilizam metodologias de aprendizagem ativa em equipas, revelando a importância dos processos de transição e interpessoais e estados emergentes motivacionais para a transferência adaptativa de equipa. Os participantes referem também a importância de determinadas características das equipas, bem como contextuais e organizacionais, para o sucesso deste tipo de aprendizagem em equipa. No estudo 3 realizamos um estudo experimental para testar o efeito de duas intervenções de equipa na transferência adaptativa de equipa. Os resultados revelam a eficácia da intervenção "debriefing" de equipa. A tese contribui para a literatura das equipas e formação de equipas, uma vez que amplia o conhecimento sobre as dinâmicas subjacentes à formação de equipa com intervenções de aprendizagem ativa, e para a prática das equipas de trabalho, dos profissionais da formação de equipas e organizações, sugerindo recomendações para implementarem esta metodologia no plano de formação das equipas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ana_guedes_silva.pdf
  Restricted Access
1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons