Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32096
Autoria: Mizga, Liege Scremin
Orientação: Álvares, Maria Cláudia Silva Afonso e
Data: 20-Jun-2024
Título próprio: Geração TikTok: como marcas brasileiras têm utilizado a publicidade para impactar jovens consumidores sobre ESG: Um estudo de caso sobre as marcas Guaraná Antárctica, Avon e Rock in Rio
Referência bibliográfica: Mizga, L. S. (2023). Geração TikTok: como marcas brasileiras têm utilizado a publicidade para impactar jovens consumidores sobre ESG: Um estudo de caso sobre as marcas Guaraná Antárctica, Avon e Rock in Rio [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32096
ISBN: 978-989-584-027-4
Palavras-chave: Publicidade -- Publicity
Gerações de consumo
TikTok
ESG
Marketing
Análise de conteúdo -- Content analysis
Generations of consumption
Resumo: A Comunicação Social tem um papel relevante na transformação social e mercadológica e com os meios digitais possibilitou-se a disseminação de informações com uma velocidade incalculável. Por outro lado, isso também propiciou o fortalecimento de uma sociedade mais consumista, onde a geração de resíduos e a desigualdade econômica só aumentam. Diante desse cenário, muitas empresas passaram a falar sobre a sigla “ESG”, buscando sucesso financeiro com base em ações positivas nos vieses da Governança Ambiental (E), Social (S) e Corporativa (G). Assente nesta problemática foi delineada a seguinte questão: “Como marcas brasileiras usam a sua influência na rede social Tik Tok para impactar jovens consumidores sobre o tema ESG em seus respectivos "posts"?". Com o objetivo de verificar, por meio de uma pesquisa que conjuga uma análise de conteúdo temática qualitativa com um inquérito por questionário de cariz quantitativo, recorrendo à Escala de Likert, se as marcas Guaraná Antarctica, Rock in Rio e Avon Brasil estão bu
Social Communication has an important role in social and marketing transformation and with digital media it has made it possible to disseminate information at an incalculable speed. On the other hand, this also led to the strengthening of a more consumerist society, where waste generation and economic inequality only increase. Given this scenario, many companies started talking about the acronym “ESG”, seeking financial success based on positive actions in the Environmental (E), Social (S) and Corporate (G) Governance biases. Based on this issue, the following question was outlined: “How do Brazilian brands use their influence on the social network Tik Tok to impact young consumers on the topic of ESG in their respective posts?” With the aim of verifying, through a research that combines a qualitative thematic content analysis with a quantitative questionnaire survey, using the Likert Scale, whether the brands Guaraná Antarctica, Rock in Rio and Avon Brasil are seeking to communicate with the new generations
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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