Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32042
Autoria: Figueiredo, Matilde Proença Oliveira
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves Simões do
Data: 28-Jun-2024
Título próprio: Challenges and opportunities in family businesses to retain and motivate generation Y and Z
Referência bibliográfica: Figueiredo, M. P. O. (2024). Challenges and opportunities in family businesses to retain and motivate generation Y and Z [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32042
Palavras-chave: Geração Y
Geração Z -- Z Generation
Sucessão -- Succession
Conflitos familiares
Governance familiar
Generation Y
Family conflicts
Family governance
Resumo: Currently, members from Generation X are considered the predecessor of a family firm, and the successors are dominated by individuals known as the millennial cohort or Generation Y and the following generation known as Generation Z born between 1995 and 2010. Those generations present opportunities and challenges for researchers and companies which leads to the understanding of workplace characteristics of members of the new generation is necessary to develop and adopt effective recruitment, retention strategies and practices for these new employees (De Vos et al, 2009; Lanier,2017; Tang,2019). Family businesses have very specific and complex characteristics, which can be a barrier for the younger generations who have their own characteristics when entering this type of business. The biggest challenge in this type of company is to guarantee its continuity, which brings us back to the importance of succession. Therefore, it is crucial to study and understand the new generations that will or will not take over the parents' company, since without their will and ambition, the company may lose its legacy and even be sold in case there is no successor within the family. In this sense, we defined the topic of this dissertation as: " Challenges and opportunities in family businesses to retain and motivate Generation Y and Z” to ensure the continuity of this type of company. The study developed was qualitative of exploratory nature where interviews were carried out in six Portuguese Family Businesses. In addition, direct observation through documents and company reports was used and the Gioia method was applied for the analysis of the results. The results show that different generations present obstacles in the family business, from ways of working, different communication generational shocks and lack of recognition for younger generations as they are considered inexperienced by their parents. Therefore, after analyzing the interviews using the Gioia method, proposals for improvement were made highlighting the professionalization of the company's communication mechanisms, raising awareness of the importance of areas such as stress management, burnout prevention, psychological assessment and awareness-raising workshops, and the creation of three family governance mechanisms, including family meetings, a family council, and a family protocol.
Atualmente, os membros da Geração X são considerados os antecessores de uma empresa familiar e os sucessores são dominados por indivíduos conhecidos como a geração Millennial ou Geração Y e a geração seguinte, conhecida como Geração Z, nascida entre o ano de1995 a 2010. Estas gerações apresentam oportunidades e desafios para investigadores e empresas, o que leva a necessidade de compreender as características do local de trabalho dos membros desta nova geração a fim de desenvolver e adotar estratégias e práticas eficazes de recrutamento e retenção para estes novos trabalhadores (De Vos et al, 2009; Lanier,2017; Tang,2019). As empresas familiares têm características muito específicas e complexas, o que pode ser uma barreira para as gerações mais novas que têm as suas próprias características quando entram neste tipo de empresas. O maior desafio neste tipo de empresa é garantir a sua continuidade, o que nos remete para a importância do tema da sucessão. Assim, é fundamental estudar e compreender as novas gerações que vão ou não assumir a empresa dos pais, pois sem a sua vontade e ambição, a empresa pode perder o seu legado e até ser vendida caso não haja um sucessor no seio da família. Neste sentido, definimos o tema desta dissertação como: "Desafios e oportunidades nas empresas familiares para reter e motivar a Geração Y e Z" de forma a garantir a sua continuidade neste tipo de empresas. O estudo desenvolvido foi qualitativo e de carácter exploratório onde foram realizadas entrevistas a seis empresas familiares portuguesas. Além disso, recorreu-se à observação direta através de documentos e relatórios das empresas e aplicou-se o método de Gioia para a análise dos resultados. Os resultados mostram que as diferentes gerações apresentam obstáculos na empresa familiar, desde formas de trabalho, diferentes choques geracionais como a comunicação e a falta de reconhecimento das gerações mais novas por serem consideradas inexperientes pelos pais. Assim, após a análise das entrevistas através do método de Gioia, foram apresentadas propostas de melhoria, destacando-se a profissionalização dos mecanismos de comunicação da empresa, a sensibilização para a importância de áreas como a gestão do stress, a prevenção do burnout, a avaliação psicológica e os workshops de sensibilização, e a criação de três mecanismos de governação familiar, incluindo reuniões familiares, um conselho de família e um protocolo familiar.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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